Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Fãs, amigos e familiares vão se despedir de Preta Gil nesta sexta-feira (25 de julho), no Rio de Janeiro. A cerimônia de velório acontece das 9h às 13h no Theatro Municipal, com acesso aberto ao público. Em seguida, o corpo da cantora seguirá em cortejo pelas ruas do Centro, a bordo de um caminhão do Corpo de Bombeiros. O trajeto inclui vias que agora compõem o “Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil”, criado especialmente pela Prefeitura para celebrar sua trajetória como uma das maiores figuras do carnaval carioca.
Durante anos, Preta Gil comandou o Bloco da Preta, que arrastou multidões no Centro do Rio e se consolidou como um dos maiores blocos do país, reunindo mais de 750 mil pessoas em alguns desfiles. A criação do circuito carnavalesco com seu nome reforça esse legado.
Após o cortejo, a família levará o corpo para o Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, onde ocorrerá o sepultamento.
Prefeitura monta esquema especial para o trânsito no Centro
Para garantir a segurança e facilitar o acesso de fãs e familiares, a Prefeitura do Rio organizou mudanças no trânsito a partir da noite desta quinta-feira (24). O Centro de Operações detalhou o esquema com proibições de estacionamento e interdições ao tráfego de veículos.
Proibição de estacionamento:
- Das 19h de quinta (24 de julho) até as 18h de sexta (25 de julho):
- Avenida Treze de Maio (toda a extensão)
- Das 6h às 18h de sexta (25 de julho):
- Rua Araújo Porto Alegre (toda a extensão)
- Avenida Evaristo da Veiga (entre a Rua Senador Dantas e a Avenida Rio Branco)
Interdições ao tráfego:
- Das 23h de quinta (24 de julho) até as 18h de sexta (25 de julho):
- Avenida Treze de Maio
- Rua Manoel de Carvalho (na altura da Av. Treze de Maio)
- Das 6h às 18h de sexta (25 de julho):
- Rua Araújo Porto Alegre
Cortejo seguirá percurso simbólico até o Cemitério da Penitência
Após a cerimônia no Theatro Municipal, o cortejo começará pela Rua Araújo Porto Alegre e seguirá por vias simbólicas para a história da cantora. O trajeto passa pela Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro e pista lateral da Avenida Brasil (Caju). Em seguida, entrará na Rua Monsenhor Manuel Gomes, que leva ao Cemitério da Penitência.
A Prefeitura escolheu esse caminho por ele representar os desfiles do Bloco da Preta, que transformaram Preta Gil em uma referência do carnaval de rua da capital fluminense.
Artista deixa legado de força, alegria e resistência
Preta Gil morreu no domingo (20 de julho), aos 50 anos, enquanto enfrentava a recidiva de um câncer no intestino, diagnosticado em 2023. Mesmo diante do diagnóstico, ela manteve uma postura pública firme, dividindo com o público sua luta e seu otimismo durante o tratamento, que nos últimos meses acontecia nos Estados Unidos.
Além da música, Preta construiu uma trajetória marcada pela resistência, pelo protagonismo feminino e pela liberdade. Assim, a Prefeitura decidiu realizar uma despedida que refletisse a intensidade da artista — uma mulher que ocupava o espaço público com alegria, irreverência e afeto.