Foto: Divulgação / Cesama
A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) abriu novas frentes de obras para ampliar o tratamento de esgoto em Juiz de Fora. Com a implantação dos coletores Tapera e São Pedro, a companhia reforça o sistema de despoluição do Rio Paraibuna e de diversos córregos da cidade. Ao final das intervenções, o volume de esgoto tratado deverá crescer em até 15%, sendo 5% pela rede do Tapera e 10% pelo sistema do São Pedro.
No córrego Tapera — um dos maiores cursos d’água da cidade —, a Cesama iniciou a instalação de mais 800 metros de tubulação, com diâmetros entre 200 e 400 milímetros. Esse novo trecho se soma aos mais de dois mil metros já implantados. Assim, o coletor Tapera terá 3.326 metros de extensão.
Segundo o diretor-presidente da Cesama, Lincoln Santos Lima, a companhia vai coletar o esgoto da Região Leste, atendendo bairros como Bandeirantes, Quintas das Avenidas, Santa Terezinha e parte do Eldorado. Em vez de seguir para o córrego Tapera, o esgoto será desviado para a elevatória Mariano Procópio. Depois, seguirá ao interceptor na margem do Paraibuna e, em seguida, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria.
Coletor São Pedro terá quase 15 km de extensão
Além disso, a Cesama também intensificou as obras do coletor São Pedro, considerado uma das maiores intervenções do projeto. Nesta fase, a empresa vai instalar mais de dois quilômetros de redes, que se somam aos 12 quilômetros já finalizados. Desse modo, o coletor alcançará 14.744 metros de extensão.
O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, informou que a rede captará esgoto de toda a bacia do São Pedro. A área inclui bairros como São Pedro, Cidade Alta, Borboleta e Marilândia. Após a coleta, o volume seguirá para a elevatória Mariano Procópio. A partir dali, o caminho passa pelas elevatórias Independência e Vila Ideal, até chegar à ETE União-Indústria.
Obras em etapas terão impacto no trânsito
O chefe do Departamento de Controle de Obras da Cesama, Paulo Saldanha, explicou que a instalação do coletor São Pedro ocorrerá por etapas. Neste momento, a equipe atua nas imediações do Morro do Cristo. Em seguida, a obra avançará para os bairros Borboleta e Democrata. Devido à complexidade e ao posicionamento das redes, a Cesama já se prepara para alterações temporárias no trânsito e nos trajetos de ônibus. Ainda assim, a companhia garantiu que vai informar os moradores com antecedência e buscar soluções para minimizar os transtornos.
Cesama promete transformação histórica no saneamento
Por fim, Lincoln Santos reforçou a importância dos investimentos no setor. “Juiz de Fora vive um salto histórico. Estamos realizando intervenções estruturais que vão mudar os índices de esgoto tratado da cidade nos próximos anos”, afirmou.