Foto: Divulgação / Cesama
A Secretaria de Obras (SO) de Juiz de Fora, executou mais de 1.055 metros de obras em redes de drenagem apenas nos primeiros seis meses de 2025. Com isso, a administração municipal fortaleceu a infraestrutura urbana e, ao mesmo tempo, aumentou a segurança da população nos períodos de chuva intensa.
Prefeitura combina ações de zeladoria e remodelação para enfrentar problemas crônicos
As equipes da Secretaria de Obras dividiram os serviços entre intervenções de zeladoria e obras de remodelação, garantindo uma resposta mais eficaz aos diferentes tipos de demandas. Assim, a Prefeitura atendeu tanto os bairros com estruturas antigas quanto as regiões com crescimento urbano acelerado.
Além disso, o subsecretário de Gestão de Obras Públicas, Leonardo Leon, destacou que essas ações integram um planejamento estratégico. Segundo ele, “essas obras aumentam a capacidade de captação das águas das chuvas. Dessa forma, elas garantem segurança e tranquilidade à população. Embora sejam quase sempre invisíveis, essas intervenções fazem toda a diferença no cotidiano”.
Cinco bairros receberam melhorias diretas com foco na manutenção
Entre janeiro e junho, a Prefeitura finalizou obras de zeladoria em drenagem em cinco localidades. Cada uma das intervenções resolveu problemas específicos e devolveu segurança para quem circula pelas ruas:
- Rua Albertino Gonçalves Vieira – Bairro Laranjeiras
- Rua Antônio Bernardo – Jardim Natal
- Rua Del Rui de Paiva Leite – Realeza
- Rua Ademir Pedreti dos Santos – Santa Cândida
- Rua Manoel Ribeiro – Graminha
Com isso, os moradores dessas regiões passaram a enfrentar menos transtornos durante as chuvas.
Obras de remodelação ampliam capacidade da rede em áreas críticas
Enquanto a zeladoria corrige falhas existentes, as obras de remodelação aumentam a eficiência do sistema em pontos mais complexos. Dessa maneira, a Prefeitura reforçou a estrutura de drenagem em:
- Rua Otávio Fernandes Coelho e Chefe Darcy – Bairro Aeroporto
- Rua José Lourenço – Borboleta
- Rua Ercy Furtado de Souza – Teixeiras
- Rua Jatobá – Amazônia
- Rua Moacir Siqueira – Jardim do Sol
- Avenida Brasil – Bairro Poço Rico
Entre todas, a intervenção mais significativa ocorreu na Rua Cesário Alvim, no Bairro São Bernardo. Lá, a obra de macrodrenagem solucionou uma demanda antiga dos moradores, garantindo escoamento adequado e reduzindo os riscos de enchentes.
Obras em andamento somam mais de 1.445 metros de novas redes
Paralelamente às entregas, a Prefeitura mantém outras frentes de trabalho ativas, que somam mais de 1.445 metros de redes de drenagem em execução. As obras seguem avançando nos seguintes pontos:
- Avenida Joaquim Vicente Guedes – Bairro Graminha
- Rua Tietê – Bairro São Mateus
- Rua Major José Teixeira – Bairro Jóquei Clube I
- Ruas próximas à Miguel Marinho – Bairro Santa Cruz
- Distrito de Humaitá
Portanto, com planejamento contínuo, atenção aos bairros e foco na prevenção, a gestão municipal avança na missão de preparar Juiz de Fora para as próximas temporadas de chuva.