Foto: Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) planeja lançar um concurso público em 2025, com vagas para cargos policiais e administrativos. Assim, a corporação espera publicar o edital em setembro, e as nomeações devem ocorrer em 2026.
Em 29 de maio, a PRF solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) dois pedidos de concursos, que ainda aguardam aprovação. Caso obtenha o aval, a primeira etapa do certame pode acontecer entre novembro de 2025 e março de 2026.
O principal objetivo da PRF é atingir o efetivo legal de 13.098 policiais rodoviários federais, com convocações previstas para julho de 2026. Além disso, a corporação pretende ampliar o quadro caso o Congresso aprove uma medida provisória em tramitação. Essa MP cria quase 5 mil cargos policiais, o que elevaria o efetivo para cerca de 18 mil servidores.
Atualmente, a PRF trabalha próxima ao limite autorizado de policiais, o que reforça a necessidade de contratar novos profissionais. O último concurso permanece válido até 21 de dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação. Por isso, a PRF já encaminhou o novo pedido ao governo federal para garantir nomeações no próximo ano.
Até o momento, a PRF convocou 544 aprovados para o curso de formação e mantém 415 candidatos no cadastro de reserva, que podem ser chamados até o fim da validade do concurso vigente.