Foto: Welison Oliveira
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou neste sábado (19 de julho) o resultado da primeira etapa do processo que define a nova composição do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT). A publicação, feita no Diário Oficial Eletrônico, mostrou quem segue no processo e quem ficou de fora na fase de habilitação.
A Comissão Organizadora, formada por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), analisou toda a documentação com base nos editais nº 001, 002 e 003 de 2025. Além disso, aplicou os critérios definidos pelas Leis Municipais nº 9.842/2000 e nº 13.101/2015, bem como pelo Regimento Interno do CMTT (Resolução nº 90/2015). Dessa forma, apenas uma minoria dos inscritos conseguiu avançar.
Apenas cinco entidades seguem no processo
Entre os 23 inscritos, apenas cinco apresentaram documentação completa e adequada. Por isso, a Comissão deferiu suas inscrições. Confira os nomes:
- Associação dos Bairros Progresso e Borboleta (Região Leste)
- Associação dos Bairros Santa Terezinha e Grama (Região Nordeste)
- Associação Pró-Melhoramento do Bairro Torreões (Distrito)
- União dos Ciclistas de Juiz de Fora e Região (ONG)
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (Sindicato)
Essas entidades atenderam todas as exigências previstas em edital. Além disso, apresentaram a documentação de forma regular e dentro do prazo.
Maioria foi indeferida por falta de documentação
Por outro lado, a maior parte dos inscritos deixou de cumprir os critérios exigidos. Ao todo, 18 entidades não entregaram os documentos necessários e, portanto, tiveram as inscrições indeferidas. Abaixo, organizamos a lista por região para facilitar a consulta:
Leste
- Associação do Bairro Linhares
- Associação do Bairro Santa Paula
- Conselho Local
Nordeste
- Associação dos Moradores do Bairro Granjas Betânia
- Conselho Local
Norte
- Bairro Jóquei Clube
- Bairro Esplanada
- Bairro Cidade do Sol
- Bairro Dias Tavares
Sul
- Associação do Bairro Sagrado Coração de Jesus
- Associação do Bairro Graminha
Oeste
- Conselho Local (duas inscrições distintas)
- Associação Bosque Imperador
Sudeste
- Conselho Local
Distrito
- Associação do Bairro Humaitá
ONG
- Associação Juizforana de Ciclismo
Não especificado
- Conselho Local (sem definição de região)
Embora essas entidades tenham se interessado em participar, não conseguiram comprovar regularidade documental. Como resultado, acabaram eliminadas nesta primeira fase.
Etapas seguintes devem ser anunciadas em breve
Com a habilitação encerrada, o processo agora avança para as fases seguintes. A Comissão deve divulgar em breve um novo cronograma. Nesse próximo momento, os habilitados participarão da seleção final, que pode incluir votações, conforme previsto nos editais.
O CMTT cumpre um papel estratégico para Juiz de Fora. O Conselho reúne representantes da sociedade civil, sindicatos e poder público. Assim, oferece um espaço de participação efetiva na construção de políticas públicas de transporte e mobilidade urbana.
Além disso, os conselheiros fiscalizam ações e propõem melhorias para o sistema viário da cidade. Justamente por isso, o processo seletivo exige critérios técnicos rigorosos, garantindo que os representantes tenham legitimidade e compromisso com o coletivo.