Foto: Reprodução/PJF
Juiz de Fora se prepara para sediar, no dia 13 de agosto de 2025, a 1ª Conferência Municipal de Esporte. O evento, com o tema “O Esporte a Serviço de uma Cidade Educada, Saudável e Inclusiva”, reunirá profissionais, representantes da sociedade civil e especialistas. A organização é da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).
Evento será dividido em dois períodos
A programação acontecerá em dois turnos. Pela manhã, das 8h às 12h, o Teatro Paschoal Carlos Magno receberá até 400 participantes para palestras sobre políticas públicas voltadas ao esporte. Em seguida, à tarde, das 13h30 às 17h30, as atividades ocorrerão no Ritz Plaza Hotel, com grupos temáticos e plenária final.
Inscrições seguem abertas até 7 de agosto
Quem deseja participar deve se inscrever até o dia 7 de agosto, por meio do formulário online. Durante o preenchimento, cada participante precisa escolher um dos eixos temáticos. Como cada grupo comporta até 70 pessoas, o ideal é garantir a vaga o quanto antes. Por outro lado, quem comparecer sem inscrição acompanhará apenas como ouvinte.
Grupos vão elaborar propostas por tema
À tarde, os participantes formarão grupos divididos por temática. Em cada grupo, haverá um coordenador, um relator e um delegado. Esse delegado terá o papel de assegurar a inclusão de pautas relacionadas a questões étnicas, religiosas, raciais e de gênero.
Além disso, cada grupo poderá elaborar até cinco propostas. Essas ideias serão apresentadas na plenária geral, com tempo de até dez minutos por grupo. Em seguida, os relatores entregarão um resumo das discussões para a comissão organizadora, que reunirá todas as contribuições no documento final da conferência.
Evento será consultivo e participativo
Diferente de outras conferências, esta não elegerá delegados para fases estaduais ou nacionais. Apesar disso, a proposta busca abrir espaço para o diálogo e o fortalecimento do esporte como instrumento de transformação social. Ao reunir diversas vozes, a cidade amplia o debate sobre inclusão, saúde e educação através da prática esportiva.
Para se aprofundar no tema, é possível consultar a lei do Plano Municipal de Esporte e Lazer. Além disso, o regulamento completo da conferência já está disponível online.