Foto: Divulgação / EPR Via Mineira
Quem dirige pela BR-040 entre Juiz de Fora e Belo Horizonte deve ficar atento. Afinal, a EPR Via Mineira instalou novos radares e ajustou os limites de velocidade em diversos pontos da rodovia.
Essas medidas visam, principalmente, aumentar a segurança e organizar melhor o fluxo de veículos leves e pesados. Para isso, as mudanças consideraram o volume de tráfego, o histórico de acidentes e a proximidade com áreas urbanas.
Novos radares já estão em operação
Oito novos radares começaram a funcionar em trechos estratégicos. Dessa forma, os equipamentos foram instalados em Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Barbacena e Santos Dumont.
Confira alguns pontos importantes:
- Nova Lima: km 545,9 e 551,4 – 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados
- Itabirito: km 589,9 – 60 km/h
- Congonhas: km 603,7 e 614,6 – 60 a 80 km/h
- Barbacena: km 716,3 – 60 km/h
- Santos Dumont: km 731,1 – 60 km/h
Apesar disso, a aplicação de multas continua sob responsabilidade dos órgãos de trânsito. Além disso, a EPR reforça que os radares têm caráter educativo e buscam coibir o excesso de velocidade.
Limites de velocidade foram atualizados
Além dos radares, a concessionária aplicou novos limites de velocidade em dezenas de trechos. Assim, as velocidades variam entre 40 km/h e 100 km/h, conforme as características de cada local.
Por exemplo, em Juiz de Fora, entre os quilômetros 760 e 773,3, os motoristas devem observar variações entre 60 km/h, 80 km/h e 100 km/h. Portanto, essa área exige ainda mais atenção, principalmente próxima a curvas e regiões urbanas.
Além disso, cidades como Carandaí, Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Oliveira Fortes e Santos Dumont também receberam ajustes importantes.
Essas alterações colaboram para organizar o trânsito e reduzir acidentes.
Duplicação da BR-040 já tem previsão definida
O contrato de concessão também prevê a duplicação total da BR-040 entre Juiz de Fora e Belo Horizonte. As obras começarão em Congonhas a partir de 2026 e a conclusão está prevista para 2032.
Assim, a expectativa é que a duplicação aumente a segurança e a fluidez da via, beneficiando todos os usuários.