Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Câmara de JF aprova Programa Municipal de Educação Ambiental

Davi Dias 15 de julho de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
descarte

Foto: Câmara Municipal de Juiz de Fora

-Continua após a publicidade-

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na sexta-feira (11 de julho), o Projeto de Lei nº 161/2025. Esse projeto cria o Programa Municipal de Educação Ambiental e Descarte Sustentável. A proposta, apresentada pelo vereador Dr. Marcelo Condé (AVANTE), visa incentivar o descarte correto de diversos tipos de resíduos e promover a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente.

Objetivos do programa

O programa tem como foco o recolhimento adequado de medicamentos vencidos, embalagens, seringas, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha usado, lixo eletrônico, toners e cartuchos de impressora. Além disso, o projeto busca prevenir queimadas irregulares em terrenos baldios, quintais e pastagens. Isso é importante porque tais queimadas afetam a qualidade do ar e a saúde dos moradores.

Como funcionará a coleta

Para facilitar o descarte correto, serão implantados pontos de coleta fixos e móveis em locais com grande circulação de pessoas. Por exemplo, shoppings, centros comerciais e hipermercados. O programa também prevê a celebração de convênios e parcerias público-privadas. Essas parcerias vão garantir a logística reversa e o manejo ambiental adequado dos resíduos recolhidos.

-Continua após a publicidade-

Impacto para a saúde e meio ambiente

O vereador Dr. Marcelo Condé destaca que a iniciativa surge de sua experiência como médico e parlamentar. Ele reconhece a ligação direta entre a degradação ambiental e os riscos à saúde pública. Além disso, ressalta o perigo da exposição a contaminantes presentes em resíduos perigosos e à fumaça tóxica causada por queimadas ilegais. Segundo ele, a falta de uma rede pública eficiente de coleta e educação ambiental tem agravado esses problemas na cidade.

Agora, o projeto aguarda sanção do Poder Executivo para entrar em vigor e começar a beneficiar a população de Juiz de Fora.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Trem atropela pessoa na Zona Norte de Juiz de Fora
Next: Juiz de Fora Solidária no Frio amplia pontos de coleta

relacionado

Morro do Cristo após fortes chuvas de fevereiro - por João Gabriel
  • Juiz de Fora

Defesa Civil aponta risco muito alto e descarta desinterdição no Morro do Cristo em Juiz de Fora

João G. 25 de abril de 2026
Temporal causa estragos e transbordamento do Córrego Santa Luzia, em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Prefeitura assina contrato de R$ 161 milhões para obras de macrodrenagem em Juiz de Fora

João G. 24 de abril de 2026
Bairro Bom Clima Após Desabamento de Casas - por JF Informa (14)
  • Juiz de Fora

Equipes atuam no Bom Clima após autorização para movimentação de terra em Juiz de Fora

João G. 24 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d