Foto: João Gabriel
A cidade de Juiz de Fora recebe, a partir de quarta-feira (17 de julho), o FestivAICE – Festival de Inverno do Mercado Cultural AICE. A Prefeitura, por meio da Funalfa, organiza o evento com o objetivo de transformar o inverno em uma temporada repleta de cultura, encontros e arte para todos.
Logo no primeiro dia, o público poderá conferir a abertura da exposição “gerAções II”, às 18h, na Galeria Nívea Bracher. Em seguida, às 20h, o Coral da UFJF e o Coro Municipal se apresentam no auditório do espaço. Dessa forma, o festival já começa integrando música e artes visuais em um só ambiente.
AICE valoriza produção local e reforça laços com a comunidade
Durante os meses de abril a junho, o Mercado Cultural AICE realizou 73 atividades gratuitas, atraindo mais de 21 mil visitantes. Por isso, o sucesso da iniciativa motivou a ampliação da programação com o FestivAICE.
Além disso, a Funalfa prepara novas chamadas públicas para ocupar o espaço com propostas artísticas futuras. Essa iniciativa fortalece a participação de coletivos, artistas independentes e produtores locais. Ao mesmo tempo, democratiza ainda mais o acesso à cultura.
O festival segue até o dia 31 de julho, com atrações diversas. O público poderá vivenciar experiências únicas, assistir a espetáculos teatrais, participar de oficinas, prestigiar shows e ainda conferir lançamentos literários e sessões de cinema.
Programação diversificada até o fim do mês
Na quarta-feira (17 de julho), a programação começa com a exposição “gerAções II”, às 18h. Em seguida, o Coral da UFJF e o Coro Municipal realizam apresentações no auditório, às 20h.
Já na quinta-feira (18 de julho), o espetáculo teatral Benze será encenado às 20h. O mesmo espetáculo retorna no domingo (20 de julho), às 17h.
Durante a terça-feira (22 de julho), o público confere, às 18h, o lançamento do livro “Tudo que é bom acaba rápido”, seguido da Mostra de Cinema de Juiz de Fora, às 19h. A sessão exibe curtas-metragens produzidos por cineastas locais.
Na quarta-feira (23 de julho), artistas da cena urbana participam do encontro Hoje é dia de RAP, a partir das 19h. Um dia depois, quinta-feira (24 de julho), o grupo Makamba apresenta o espetáculo Conectando Raízes, às 20h.
Em continuidade à programação, a peça Um homem célebre será encenada na sexta-feira (25 de julho), às 20h, e reapresentada no domingo (27 de julho), às 17h.
O festival também promove atividades formativas. Por isso, no sábado (26 de julho), às 9h, acontece a oficina Traços da Memória, com Vinícius Chagas. O segundo encontro da atividade está agendado para sábado (2 de agosto).
Além dessas atrações, o festival ainda presta homenagem ao cineasta José Sette, na terça-feira (29 de julho), às 19h. A sessão contará com a exibição de dois filmes.
Na quarta-feira (30 de julho), o artista BRK Mallone lança seu novo álbum, às 19h. Por fim, o encerramento ocorre na quinta-feira (31 de julho), às 20h30, com as apresentações de Àkórin, Coral da Cesama e Coral Pró-Música.