Foto: PJF
O Museu Mariano Procópio registrou 110.232 visitas no primeiro semestre de 2025, em Juiz de Fora. O número, que considera o público do parque e das exposições, reforça o crescimento do interesse pela cultura na cidade.
Exposições impulsionam presença do público
Durante os seis primeiros meses do ano, o museu ofereceu três exposições permanentes: “Rememorar o Brasil”, “Fios de Memória” e “Villa Ferreira Lage”. Além delas, a mostra “Coleções que Revelam: o centro de Juiz de Fora através do acervo do Museu Mariano Procópio” também atraiu muitos visitantes.
A entrada continua gratuita. O museu abre de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Já o parque funciona das 8h às 17h, oferecendo espaço para lazer e prática de atividades físicas. Ou seja, o local atende diferentes públicos, o que contribui para a alta procura.
Estrutura reforça o valor histórico da cidade
O acervo do museu inclui mais de 70 mil peças. Como resultado, o local ocupa posição de destaque entre os maiores do Brasil sobre o período imperial. Desde que reabriu em setembro de 2022, o espaço já recebeu mais de 789 mil pessoas. Para manter o funcionamento, a equipe técnica atua diariamente na conservação e na organização das coleções. Isso permite, por exemplo, o uso do acervo em pesquisas e ações educativas.
Novas metas para o segundo semestre
Segundo a diretora da fundação, Ana Maria Werneck, o foco agora está na ampliação das visitas escolares. Além disso, a equipe segue em processo de capacitação, o que melhora o atendimento ao público. Assim, o museu se prepara para manter os bons resultados ao longo do ano.
Parque reforça compromisso ambiental
O parque conta com árvores nativas e estrutura para crianças. Nele, a equipe realiza o plantio de mudas e ações de preservação. Com isso, o museu avança no cumprimento do ODS 15 da ONU, voltado para a vida terrestre.