Foto: João Gabriel
Juiz de Fora amanheceu com sensação térmica de 4,7 °C nesta terça-feira (8 de julho), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Embora os termômetros marcassem 11,4 °C por volta das 5h, o vento e a umidade intensificaram a percepção de frio.
A medição foi feita no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde funcionam os equipamentos do 5º Distrito de Meteorologia. Mesmo com a temperatura relativamente alta, a sensação térmica caiu bastante, o que aumentou o desconforto nas primeiras horas do dia.
Frio intenso, mas ainda longe do recorde
Apesar de assustar, essa não foi a menor temperatura registrada em 2024. No dia 13 de junho, Juiz de Fora viveu o dia mais gelado do ano. Na ocasião, a mínima atingiu 8,8 °C. Além disso, a cidade enfrentou sensação térmica de -3 °C, resultado da passagem de uma frente fria acompanhada por uma massa de ar polar.
Essa condição provocou quedas bruscas de temperatura, especialmente em bairros mais altos. Ou seja, mesmo fora do pico do inverno, o clima local continua sujeito a mudanças intensas.
Entenda o que causa a sensação térmica
Embora muita gente confunda, a sensação térmica não representa a temperatura real. Esse valor, também chamado de temperatura aparente, depende de fatores como vento, umidade do ar e calor corporal. Por isso, dias com vento e baixa umidade parecem muito mais frios do que realmente são.
Moradores devem seguir atentos às variações
Nos próximos dias, frentes frias continuam avançando sobre Minas Gerais. Por isso, os moradores de Juiz de Fora devem acompanhar os boletins meteorológicos. Além disso, quem precisa sair cedo de casa deve se agasalhar bem, pois as manhãs prometem continuar geladas.