Foto: João Gabriel
A Prefeitura de Juiz de Fora enviou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (23 de junho), um projeto de lei que propõe implementar a Tarifa Zero no transporte coletivo da cidade. Se os vereadores aprovarem a proposta, então todos os usuários terão gratuidade em todos os dias da semana.
Além disso, a proposta se baseia em iniciativas anteriores, como o “Domingão de Busão” e o “Passe Livre Estudantil”, que já funcionam no município. De acordo com o material de divulgação, a gratuidade total não só reduzirá os gastos da população com transporte, mas também estimulará o uso do transporte público.
Estudos citados no projeto mostram que cidades que adotaram a tarifa zero aumentaram, em média, 30% o número de passageiros. Dessa forma, a medida pode gerar impactos econômicos positivos, pois as famílias terão mais renda para consumir bens e serviços. Além disso, o projeto aponta para a possibilidade de reduzir os custos do sistema ao longo dos anos.
O texto destaca ainda outros benefícios ambientais e urbanos. Por exemplo, a diminuição do número de carros nas ruas, a redução da poluição sonora e atmosférica, e a melhoria na mobilidade urbana.
A Prefeitura prevê financiar o programa por meio do Fundo Municipal de Transporte. No entanto, o projeto precisa passar pela avaliação e votação dos vereadores antes de qualquer implementação.