Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou nesta terça-feira (18 de junho) a 4ª edição do Trilhas de Futuro Educadores. Dessa vez, o programa vai oferecer 250 vagas gratuitas para cursos de mestrado a servidores efetivos e estáveis da rede estadual. O objetivo, além de valorizar os profissionais, é ampliar a qualificação docente e, assim, fortalecer o ensino público em todo o estado.
Nesta etapa, o foco recai sobre formações presenciais e semipresenciais, que instituições de ensino superior (IES) credenciadas vão ministrar. A SEE/MG abriu o edital de credenciamento no Diário Oficial do Estado e estipulou o período entre 23 de junho e 4 de julho para que as instituições apresentem suas propostas.
Estado mira impacto direto nas escolas
O governador em exercício, Mateus Simões, reforçou a importância do programa. Segundo ele, “este é o primeiro passo para que esses profissionais voltem a estudar, se especializem, cresçam na carreira e levem esse conhecimento para dentro das escolas, melhorando ainda mais a nossa educação pública”.
Desde sua criação, o Trilhas de Futuro Educadores já contemplou mais de 9,4 mil educadores mineiros. Atualmente, 6,2 mil profissionais já finalizaram cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado ou doutorado, o que evidencia o impacto contínuo da iniciativa.
Veja como participar do credenciamento
Instituições públicas ou privadas interessadas em participar da seleção devem comprovar oferta de pós-graduação stricto sensu (mestrado) nas seguintes áreas:
- Gestão de Projetos
- Gestão Pública e Sociedade
- Políticas Educacionais
- Educação de Jovens e Adultos
- Docência e Práticas Educativas
- Gestão da Inovação
- Educação Ambiental
- Gestão Financeira Escolar
- Educação Especial Inclusiva
As instituições que já participaram de edições anteriores e mantêm a documentação válida também podem participar. No entanto, precisam apresentar uma nova proposta técnico-pedagógica conforme o edital. Para oficializar o pedido, devem utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A SEE/MG centraliza todas as informações do processo seletivo no site oficial do Trilhas de Futuro Educadores. Quem tiver dúvidas pode enviar e-mail para: duvidas.trilhaseducadores@educacao.mg.gov.br.
Experiência internacional comprova resultados
O programa também alcança destaque fora do Brasil. A professora Josiane Ferreira, por exemplo, cursa mestrado pela Faculdade Dom Helder Câmara com apoio do Trilhas. Recentemente, ela e outros colegas apresentaram artigos científicos no Congresso Internacional de Direito, em Perugia, na Itália.
“Nos meus minutos de apresentação, expliquei como cheguei até lá pelo Trilhas. Representantes de vários estados do Brasil e da própria Itália ficaram admirados com o projeto”, contou.
Além disso, o programa garantiu afastamento legal para que os professores pudessem participar do evento. A jornada de formação inclui, entre outras exigências, a produção acadêmica. A aprovação de artigos em congressos internacionais, por exemplo, representa um marco significativo na trajetória de muitos desses educadores.
A experiência em Perugia ampliou os horizontes acadêmicos e culturais dos docentes mineiros, fortalecendo a prática pedagógica com conhecimentos aplicáveis dentro das salas de aula.