Foto: PJF
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) decidiu lançar mais uma feira livre em fase de testes na cidade. Dessa vez, a Feira da Agricultura Familiar vai movimentar a Praça do Cruzeiro, no Bairro Paineiras, todas as terças-feiras. Agricultores interessados já podem garantir uma das 15 vagas disponíveis para comercialização.
Prazo termina no dia 23 de junho
Os produtores devem acessar o sistema Prefeitura Ágil até as 23h59 de 23 de junho e abrir um protocolo. No campo “assunto”, devem escrever:
“Processo de inscrição Seapa 004/2025: Preenchimento das vagas para comercialização no período de experiência de nova Feira da Agricultura Familiar no Bairro Paineiras.”
Quem pode se inscrever na feira
Podem participar apenas pessoas físicas que moram em Juiz de Fora, além das microrregiões de Ubá, Barbacena e Cataguases. Para efetuar o cadastro, o agricultor precisa reunir os seguintes documentos:
- Documento oficial de identidade com foto
- CPF (caso o número não conste no RG)
- Comprovante de residência em nome do candidato
- Declaração de co-residência e comprovante do declarante, se o endereço estiver no nome de outra pessoa
- Certidão Negativa de Débito Municipal (CND)
- Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) com validade vigente
Adicionalmente, quem deseja obter pontuação extra no processo de seleção pode apresentar documentos adicionais descritos no edital.
Período de testes e o que vem depois
Durante a fase de experiência, a PJF vai observar a viabilidade técnica, econômica e operacional da feira. Caso o projeto demonstre bons resultados, a Prefeitura vai dar início aos trâmites administrativos para tornar a feira permanente. Isso inclui abrir uma concorrência para permissão oficial de uso do espaço público.
Portanto, além de fortalecer a economia local, a iniciativa valoriza o pequeno produtor e amplia o acesso da população a alimentos frescos e de qualidade.