Foto: Divulgação / PJF
Na manhã desta segunda-feira (2 de junho), cerca de 90 voluntários das secretarias municipais participaram de uma reunião de alinhamento na Casa dos Conselhos. Eles atuarão diretamente no “Bem Casado”, o tradicional casamento comunitário promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que neste ano celebra a união de 175 casais no Parque Municipal no dia 13 de junho.
A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) coordena toda a organização do Casamento Comunitário. Durante o encontro, os participantes conheceram os detalhes do evento e escolheram os pontos onde prestarão apoio aos noivos, padrinhos e convidados. A subsecretária de Direitos Humanos, Fabiana Rabelo, apresentou o planejamento completo. Ela explicou que, antes da cerimônia, as noivas receberão maquiagem e penteado gratuitos na Cecon – Rede de Ensino. Em seguida, seguirão em transporte oferecido pela Prefeitura até o local do evento.
Além disso, o secretário Biel Rocha destacou que o “Bem Casado” representa uma ação coletiva e simbólica de toda a administração municipal. Segundo ele, cada setor da PJF se envolve com dedicação para garantir que a cerimônia, o cartório, a festa e toda a estrutura estejam prontos. “Esse evento oferece mais que uma festa. Ele entrega dignidade, cidadania e acolhimento às famílias”, afirmou.
A iniciativa, que já faz parte do calendário oficial da cidade, garante segurança jurídica, promove os direitos humanos e fortalece os laços afetivos. Sobretudo, o “Bem Casado” possibilita que casais em situação de vulnerabilidade oficializem gratuitamente a união civil — com direito a celebração completa.