Foto: Agência Brasil
Minas Gerais mantém saldo positivo na geração de empregos em 2025. Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado nesta quarta-feira (28 de Maio), o estado criou 105.584 novas vagas com carteira assinada de janeiro até abril.
Somente em abril, foram 29.083 postos de trabalho, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2020. Com isso, Minas chega a 981.224 empregos gerados desde 2019 depois, mais de 105 mil, ficando muito perto da meta de 1 milhão até 2026.
Para o governador Romeu Zema, os dados confirmam o acerto das estratégias econômicas. “Com esse resultado, mostramos que estamos no caminho certo. Seguimos atraindo investimentos, gerando renda e ampliando as oportunidades para os mineiros”, destacou.
Além disso, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, reforça que o bom desempenho é fruto de um ambiente favorável para quem quer empreender. “Ao mesmo tempo, investimos fortemente em qualificação profissional. Dessa forma, garantimos que a população esteja pronta para as novas oportunidades”, afirmou.
Crescimento sólido em todos os setores
O saldo positivo de abril resulta de 243.508 admissões contra 214.425 desligamentos. Na comparação com abril de 2024, quando foram criadas 25.912 vagas, houve crescimento de 12%, com 3.171 empregos a mais.
Entre os setores, Serviços liderou, com 14.744 vagas, seguido por Indústria (4.551), Comércio (3.978), Construção (3.704) e Agropecuária (2.111). Principalmente, trabalhadores dos serviços e vendedores em lojas foram os que mais conquistaram vagas no mês.
Em relação ao perfil dos contratados, a maioria são homens entre 18 e 24 anos, com ensino médio completo.
Destaque no cenário nacional com 105 mil
Minas Gerais ficou em segundo lugar na geração de empregos no país, atrás apenas de São Paulo, que registrou 72.283 vagas. Com isso, o estado se consolida como um dos principais motores do mercado de trabalho no Brasil.
Atualmente, Minas mantém um estoque de 5.016.056 empregos formais, considerando os setores público e privado. Segundo Amanda Carvalho, diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Sedese, “Minas segue como destaque nacional, com desempenho expressivo na construção civil, nos serviços e na indústria”.