Foto: Reprodução
Juiz de Fora realiza, entre os dias 26 de maio e 30 de junho, uma campanha para combater a mortalidade materna, infantil e fetal. A ação, intitulada “Estamos em luta para evitar o luto”, é promovida pela Secretaria de Saúde, pelo Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade e pela Rede Alyne Pimentel.
Marcha será realizada no dia 28
A programação começa com uma marcha na terça-feira, 28, às 9h, com saída do Parque Halfeld, parada no Cine-Theatro Central e chegada à Praça da Estação. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário se inscrever por meio de um formulário online.
Além de profissionais e estudantes da área da saúde, o convite se estende a gestantes, puérperas, familiares e movimentos sociais.
Instituições podem propor ações e concorrer a prêmios
Durante a campanha, instituições de saúde, ensino e assistência poderão desenvolver ações educativas. Entre as atividades sugeridas estão oficinas sobre direitos reprodutivos, rodas de conversa com gestantes, capacitações em emergências obstétricas e ações voltadas à saúde da mulher negra.
Essas instituições devem se inscrever previamente. Após as ações, devem enviar fotos, vídeos e relatos por formulário até o dia 30 de junho. As três melhores iniciativas receberão prêmios, certificados e divulgação institucional. A avaliação considerará critérios como inovação, impacto na redução de riscos e número de pessoas alcançadas.
Curso prepara profissionais para lidar com emergências obstétricas
Entre os dias 29 de abril e 4 de maio, 96 profissionais de maternidades públicas de Juiz de Fora participaram do curso Advanced Life Support in Obstetrics (ALSO), reconhecido em mais de 40 países. O treinamento aconteceu no Hotel Constantino, com foco em emergências como hemorragia pós-parto, hipertensão na gravidez e distócias.
A carga horária foi de 18 horas, com 60% de atividades práticas. O objetivo foi padronizar protocolos e melhorar o atendimento obstétrico, contribuindo diretamente para a redução de mortes maternas e neonatais.
Comunidade é parte essencial das mudanças
As ações integram mobilização social, capacitação e valorização da vida. Por isso, a campanha convida toda a sociedade a participar ativamente. Com o apoio de instituições e da população, Juiz de Fora fortalece o compromisso com um cuidado mais humano e seguro para mães e bebês.