Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Esporte

Estudantes da UFJF sobem ao pódio em Maratona de Porto Alegre

João G. 20 de maio de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Estudantes da UFJF sobem ao pódio em Maratona de Porto Alegre

Foto: Carolina de Paula / UFJF

-Continua após a publicidade-

Três estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se destacaram na Maratona de Porto Alegre, organizada pela New Balance. A prova, realizada no último mês, contou com mais de 10 mil corredores. Mesmo estreando em maratonas, o grupo conquistou pódios em suas faixas etárias.

Francisco Perrut, mestrando em Educação Física, venceu a categoria de 25 a 29 anos com o tempo de 2h31. João Alberto Oliveira e Matheus Azalim, estudantes de Medicina, participaram da faixa etária de 20 a 24 anos. João chegou em primeiro com 2h39, enquanto Matheus ficou em terceiro, com 2h50.

Treinamento com base científica

A preparação do trio durou quatro meses. Ela foi conduzida dentro do projeto de extensão em atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. Francisco, além de atleta, atua como treinador dos colegas. Segundo ele, o conhecimento teórico do mestrado ajudou na evolução prática dos treinos.

-Continua após a publicidade-

“Minha pesquisa foca nos fatores que influenciam o desempenho em provas longas. Isso permitiu um planejamento mais preciso, com base científica”, afirmou.

Superação e novos objetivos

João se disse surpreendido com o resultado. “Se alguém me dissesse, meses atrás, que eu correria 2h39, não acreditaria. Entrei na prova pensando em 3h05”, contou. Ele destacou ainda que, por causa da rotina intensa do curso de Medicina, deve focar em provas mais curtas nos próximos meses.

Já Matheus reforçou a importância do ambiente universitário. “Comecei correndo com o grupo da Medicina. A convivência com pessoas comprometidas te motiva. Aos poucos, fui integrando o projeto.”

-Continua após a publicidade-

Infraestrutura da UFJF como diferencial

Os estudantes também destacaram a infraestrutura da UFJF como um fator essencial. Segundo Matheus, a universidade oferece uma das melhores estruturas do país. “Temos pista de atletismo e um complexo esportivo de qualidade. Isso ajuda muito no nosso desenvolvimento”, disse.

No segundo semestre, os atletas vão disputar provas de 5 km e 10 km, além de competições universitárias. No entanto, uma nova maratona já está nos planos para 2026. “Temos o exemplo de grandes nomes da corrida, como Ronaldo da Costa e Viviane Anderson, formados aqui. Isso nos inspira a seguir evoluindo”, concluiu Perrut.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Idosa de 73 anos é presa por perseguir vizinha na Zona da Mata
Next: Secretaria de Educação abre seleção de estágio em Juiz de Fora

relacionado

Daniel Gomes conquista bronze no Brasileiro de Cross Triathlon e garante vaga para Mundial
  • Esporte

Daniel Gomes conquista bronze no Brasileiro de Cross Triathlon e garante vaga para Mundial

Davi Dias 18 de maio de 2026
Trânsito - Carros (2) - Por João Gabriel
  • Esporte
  • Juiz de Fora
  • Transito
  • Transporte

9ª Corrida da Unimed Juiz de Fora altera trânsito neste domingo

Davi Dias 16 de maio de 2026
Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos - PJF
  • Esporte
  • Juiz de Fora

Copa JF de Voleibol Feminino movimenta Juiz de Fora neste fim de semana

Davi Dias 16 de maio de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d