Foto: Divulgação
O Mercado Cultural AICE, em Juiz de Fora, vai sediar nos dias 3 e 4 de junho, das 9h às 17h30, a oficina “TudoMove: Vídeo para mídias digitais”. A atividade é gratuita e oferece 15 vagas, com inscrições já disponíveis pelo link: acesse.one/sympla-oficinatudomove. Para participar, basta ter um smartphone com o aplicativo Instagram instalado.
A oficina faz parte da programação do Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia de Sarandira (Sarancine), que acontecerá de 2 a 4 e de 6 a 8 de junho no distrito de Sarandira. A edição deste ano conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, e do governo de Minas Gerais.
O responsável pelo workshop é Guilherme Dutra, especialista em narrativas audiovisuais. Durante dois dias, ele vai orientar os participantes sobre todas as etapas de produção de vídeos para redes sociais — da gravação à edição e publicação.
Cronograma da oficina TudoMove
Dia 1 – Fundamentos e Produção (03/06)
Durante o primeiro dia, os alunos vão entender os conceitos básicos da linguagem audiovisual e sua evolução. Em seguida, eles aprenderão a criar roteiros, elaborar storyboards e planejar vídeos com eficiência. Além disso, terão contato com técnicas de filmagem, como enquadramento, iluminação e configuração de câmera. Para finalizar o dia, todos participarão de exercícios práticos com filmagens feitas por eles próprios.
Dia 2 – Edição e Finalização (04/06)
No segundo dia, os participantes vão aprender a editar os vídeos usando apenas o celular. O foco estará no uso de aplicativos, cortes, efeitos, trilhas e qualidade do áudio. Logo após, eles vão editar o material gravado no dia anterior. Por fim, Guilherme discutirá formatos ideais para publicação, estratégias de divulgação e abrirá espaço para perguntas.
Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja produzir conteúdo profissional para redes sociais sem depender de equipamentos caros ou experiência prévia.