Foto: Divulgação / PJF
Entre os dias 7 e 9 de maio, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Câmara Municipal realizarão uma programação especial em comemoração ao Dia Municipal da Pessoa Idosa, celebrado na sexta-feira (9 de Maio). A ação é promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).
Contudo, além de celebrar a data, o evento visa garantir mais visibilidade às pessoas idosas, promovendo inclusão e respeito aos seus direitos. Com isso, os organizadores pretendem estimular a autonomia e fortalecer os vínculos comunitários.
Por outro lado, a programação não se limita a homenagens simbólicas. Na verdade, ela integra atividades práticas que envolvem saúde, cultura, lazer e acolhimento.
Envelhecimento ativo é prioridade
De acordo com Maria Cristina Alves Pereira, assessora da SEDH, é essencial enxergar o envelhecimento como uma etapa de possibilidades. “Enquanto no passado a velhice era sinônimo de afastamento social, hoje é necessário promover a participação ativa das pessoas idosas”, afirmou.
Dessa forma, a PJF e seus parceiros desenvolvem ações que combatem preconceitos e incentivam o envelhecimento saudável. Além disso, a proposta busca garantir o acesso contínuo a serviços públicos, educação e cultura.
Quarta-feira, 7 de maio – Abertura e vacinação
- 10h – Abertura oficial
Comissão da Pessoa Idosa e SEDH
Local: Plenário da Câmara (R. Halfeld, 955 – 3º andar) - 11h – Vacinação gratuita
Local: Salão Nobre da Câmara
Logo após a cerimônia, será oferecida vacinação para facilitar o cuidado preventivo da população idosa.
Quinta-feira, 8 de maio – Orientações e cultura
- 10h – Blitz educativa e atendimento com Procon Móvel
Local: Parque Halfeld - 14h – Palestra “Pessoa Idosa na Dança da Vida”
Com professor Júlio Cézar Oliveira (UFJF) e Leonardo Fortuna (Procon)
Local: Plenário da Câmara - 14h30 – Dia da Beleza com Mary Kay
Local: Salão Nobre - 15h30 – Coral “Juiz de Fora em Serenata”
Local: Escadaria da Câmara
Portanto, ao longo da tarde, haverá um ambiente propício à autoestima e ao aprendizado. Enquanto isso, as apresentações culturais garantem leveza e integração.
Sexta-feira, 9 de maio – Saúde, escuta e convivência
- 8h30 – Atividade física com o CCPI
Local: Parque Halfeld - 9h às 12h – Ações integradas:
- Cras e Creas-Norte
- Saúde com UniAcademia
- UBS do Idoso
- Exposição “Arteterapia Intergeracional”
- Secretaria de Esporte e Lazer
- Casa da Mulher
- Projeto Memória Viva
Local: Parque Halfeld
- 9h30 – Café de acolhimento
Local: Salão Nobre - 9h30 – Orientações com o Procon
Local: Parque Halfeld - 15h30 – Coral da Associação dos Aposentados
Local: Escadaria da Câmara
Portanto, ao longo da manhã, múltiplos serviços estarão disponíveis para atender o público com acolhimento e qualidade. Posteriormente, o encerramento musical reforça o clima afetivo e coletivo.