Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Saúde

Campanha nas Américas quer aplicar 66,5 milhões de vacinas

JF Informa 29 de abril de 2025

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Vacina de Sarampo

Foto: Agência Brasil

-Continua após a publicidade-

Começou no sábado (26 de Abril) a Semana de Vacinação nas Américas, com ações programadas até o dia 3 de maio. A meta dos países do continente é ambiciosa: aplicar 66,5 milhões de doses de vacinas contra sarampo.

A campanha busca ampliar as coberturas vacinais, que vêm caindo nos últimos anos em diversos países. Além disso, o tema desta edição — “Sua decisão faz a diferença” — reforça o papel de cada cidadão na proteção coletiva.

Sarampo em alerta

Neste ano, o maior foco é a prevenção contra o sarampo. A doença voltou a preocupar após surtos registrados nos Estados Unidos, Canadá e México. Juntos, os três países já somam mais de 2.600 casos e três mortes.

-Continua após a publicidade-

Em comparação, no mesmo período de 2024, haviam sido notificados apenas 215 casos. Dessa forma, o aumento é mais de dez vezes maior.

No Brasil, o cenário ainda é estável. O país voltou a receber o certificado de livre do sarampo em 2023, após interromper a transmissão sustentada. No entanto, alguns casos pontuais foram registrados em 2025.

Por isso, o Ministério da Saúde convoca todos que não tomaram a vacina tríplice viral — ou que não se lembram — a se imunizar o quanto antes. Essa dose protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

-Continua após a publicidade-

Brasil como exemplo regional de vacinação de Sarampo

Segundo Luciana Phebo, chefe de Saúde e Nutrição do Unicef no Brasil, o país tem papel de destaque nas Américas.

“O Brasil tem grande influência regional. Além disso, sempre foi referência mundial em vacinação.”

Ela explica que o sarampo é altamente contagioso e perigoso, principalmente para crianças desnutridas. Assim, manter a doença sob controle é sinal de que o programa nacional de imunização está funcionando bem.

Febre amarela também preocupa

Outra doença sob vigilância é a febre amarela. Em 2025, já foram 189 casos confirmados nas Américas — o triplo do total registrado no ano passado. O Brasil concentra mais da metade, com 102 casos e 41 mortes.

-Continua após a publicidade-

Por esse motivo, a vacina contra a febre amarela continua sendo fundamental, principalmente em áreas de risco.

Eliminar doenças até 2030

A campanha da Opas está alinhada a um objetivo mais amplo: eliminar mais de 30 doenças até 2030. Destas, 11 podem ser prevenidas por vacinas, como hepatite B, meningite bacteriana e o câncer de colo de útero.

Além de proteger vidas, a iniciativa busca fortalecer os sistemas públicos de saúde na região.

-Continua após a publicidade-

Doenças não respeitam fronteiras

Akira Homma, da Fiocruz, alerta para os riscos da baixa cobertura vacinal em países vizinhos.

“Os agentes infecciosos não têm fronteiras. Por isso, precisamos vacinar todos para manter o controle.”

Enquanto isso, a desinformação continua sendo um obstáculo. Lurdinha Maia, também pesquisadora da Fiocruz, destaca que é preciso adaptar a comunicação às diferentes realidades locais.

“Em vez de falar só de eficácia, temos que traduzir isso para o dia a dia das pessoas. Dessa forma, a informação realmente chega.”

Acesso precisa melhorar

Ambos os especialistas coordenaram, entre 2021 e 2023, o Projeto pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais. Ele ajudou Amapá e Paraíba a melhorarem seus índices de vacinação.

-Continua após a publicidade-

De acordo com eles, um dos maiores entraves é o acesso aos postos. No Rio de Janeiro, por exemplo, centros especiais funcionam até à noite e aos fins de semana.

Assim, é possível atender quem não tem disponibilidade durante o horário comercial.

“A vacina tem que ir até o povo. Por isso, precisamos de ações em metrôs, shoppings e aeroportos”, defende Lurdinha.

-Continua após a publicidade-

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Mulher morre após colisão entre carro e carreta na BR-116
Next: “Vagou JF” oferece 132 vagas de emprego em Juiz de Fora

relacionado

Anvisa proíbe azeite e suspende lote de doce de leite e sal grosso no Brasil
  • Saúde

Anvisa proíbe azeite e suspende lote de doce de leite e sal grosso no Brasil

Davi Dias 23 de janeiro de 2026
Imagem Ilustrativa Suplemento - Pexels
  • Saúde

Anvisa suspende suplementos de duas marcas e determina recolhimento de produtos

João G. 22 de janeiro de 2026
vacina
  • Saúde

Juiz de Fora recebe ações para prevenção da febre amarela

João G. 20 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d