Foto: istock
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) de Juiz de Fora, abriu as inscrições para o III Festival Paradesportivo. O evento será realizado entre os dias 8 e 14 de maio de 2025 e reunirá competições de cinco modalidades: atletismo, bocha paralímpica, natação paralímpica, polybat e futsal adaptado. Para participar, os interessados devem se inscrever clicando aqui.
O festival tem como objetivo ampliar a inclusão por meio do esporte. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, a iniciativa reforça o compromisso do município com a igualdade de oportunidades. “O esporte é uma cultura que deve ser oferecida a todas as pessoas, e o Festival Paradesportivo, que integra o calendário esportivo da cidade, é muito importante para nós”, afirmou.
Competições e categorias
No atletismo, as provas estão organizadas em três categorias: adulto masculino, adulto feminino e infantojuvenil. As disputas masculinas incluem 1500 metros, 100 metros caminhada, 100 e 400 metros rasos. Enquanto isso, as mulheres participarão das provas de 100 metros caminhada, 100 e 400 metros rasos, além do lançamento de disco, pelota e dardo. Na categoria infantojuvenil, os atletas competirão em provas de caminhada, corrida, salto em distância, lançamento de objetos e arremesso de peso.
Já na natação, homens e mulheres disputarão provas que variam de 25 a 100 metros, nas modalidades livre, costas, peito e borboleta. Além dessas, também haverá a prova de pernada livre, que amplia a diversidade do programa competitivo.
Programação completa
Confira, a seguir, a programação oficial do evento:
– Polybat: 8 de maio, às 13h30 – Shopping Jardim Norte
– Bocha paralímpica: 9 de maio, às 13h30 – Shopping Jardim Norte
– Atletismo: 12 de maio, às 8h – Faculdade de Educação Física (Faefid/UFJF)
– Futsal adaptado: 13 de maio, às 9h – Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos
– Natação paralímpica: 14 de maio, das 13h30 às 16h – Fibratech
Parcerias e apoio
O III Festival Paradesportivo conta com o apoio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid/UFJF), da rede de academias Fibratech e do Shopping Jardim Norte.