Foto: Agência de Minas
A Fundação João Pinheiro (FJP), referência nacional em ensino e pesquisa na área pública, iniciará em maio de 2025 o Curso de Especialização em Gestão Pública para Analistas do Executivo do Estado do Espírito Santo (CEGPAE/ES). A iniciativa faz parte de uma parceria entre as Secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger) do Espírito Santo para o curso para servidores.
Essa é a segunda vez consecutiva que a FJP conduz a formação. O curso terá duração de 18 meses e capacitará 80 servidores. Ao todo, serão 360 horas de aulas, sendo 304 presenciais e 56 a distância.
Formação com apoio internacional
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financia o programa. O conteúdo parte de temas introdutórios e avança para áreas consideradas críticas da administração pública. Além disso, o curso une teoria e prática para garantir maior efetividade na atuação dos servidores.
O objetivo central é qualificar os analistas com instrumentos técnicos e visão crítica. Dessa forma, o serviço público ganha profissionais mais preparados e alinhados à estratégia governamental.
Qualificação contínua é essencial
Segundo o coordenador dos cursos de especialização da FJP, Marcos Caldeira, a capacitação contínua é fundamental.
“Se, por um lado, exige-se cada vez mais políticas públicas de qualidade, por outro, elas precisam ser formuladas e executadas com agilidade, por equipes enxutas e atualizadas”, avalia.
Ainda de acordo com ele, o investimento na formação dos servidores melhora os serviços entregues à população.
Foco em excelência pública de servidores
A FJP é vinculada ao Governo de Minas Gerais. Sua missão é melhorar o serviço público em Minas e no Brasil. Por isso, a fundação atua com projetos, pesquisas e formação profissional.
Além da especialização, a instituição oferece cursos de graduação, mestrado e programas executivos voltados à gestão. Assim, contribui para políticas públicas mais eficazes e inovadoras.