A Receita Federal lançou, na terça-feira (1º de abril), uma nova versão da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Agora, os contribuintes podem acessar todas as informações já registradas no sistema, tornando o processo mais rápido e preciso.
De acordo com a Receita, essa funcionalidade deve ser utilizada em cerca de 57% das declarações. Como resultado, os erros comuns diminuem, e o preenchimento se torna mais prático. Para acessar a ferramenta, o usuário precisa ter um selo gov.br nos níveis ouro ou prata. O recurso está disponível tanto no Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2025) quanto no sistema Meu Imposto de Renda (MIR), dentro do portal e-CAC.
Entretanto, o sistema Meu Imposto de Renda apresenta instabilidades técnicas no momento. A Receita Federal e o Serpro já estão atuando para resolver o problema o mais rápido possível.
Como utilizar a declaração pré-preenchida?
Para aproveitar essa funcionalidade, o contribuinte deve possuir uma conta no Gov.br e um selo de confiabilidade nos níveis ouro ou prata. Essa exigência garante um acesso mais seguro às informações.
Ao utilizar a declaração pré-preenchida, o sistema preenche automaticamente os dados disponíveis, reduzindo a chance de erros. Caso o contribuinte perceba alguma inconsistência, ele pode corrigir as informações antes de finalizar o envio.