Foto: Divulgação
A Defesa Civil de Juiz de Fora registrou um aumento nas ações preventivas em março, devido às chuvas fortes que atingiram a cidade. O mês terminou com 136 vistorias realizadas, sendo 94 delas com foco preventivo. Essas ações incluíram a limpeza de bocas de lobo, podas de árvores, desassoreamento de córregos e a calafetação de trincas em áreas de encostas.
Joviano Assis, gerente do Departamento de Gestão de Desastres, destacou que o trabalho preventivo foi essencial para evitar ocorrências graves. Apesar das chuvas, o município não registrou mortes ou feridos, o que não acontece há cinco anos.
A Zona Rural foi a mais afetada pelas chuvas, com locais como Rosário de Minas registrando 275 mm, superando a média histórica em 32,53%. As vistorias e o monitoramento de áreas de risco, como encostas e áreas de inundação, continuaram sendo realizados nos bairros com maior potencial de desastres.
A Defesa Civil também participou de diversos eventos em março. A cidade acolheu a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, e a Defesa Civil promoveu capacitações em parceria com a ONU e o SENAR. Além disso, a equipe organizou palestras e participou de atividades com crianças e adultos em bairros da cidade.