Foto: PJF
A Guarda Municipal de Juiz de Fora (GMJF) está colaborando com a formação da recém-criada Guarda Municipal de Leopoldina. Para isso, os agentes da GMJF ministram treinamentos sobre técnicas e procedimentos operacionais voltados aos novos integrantes da corporação.
Com 16 anos de atuação, a GMJF se tornou referência em segurança cidadã na região. Seu modelo de trabalho, aliado à modernização tecnológica, inspira outras instituições. Além disso, em breve, a corporação implantará o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD) na Guarda de Leopoldina. Dessa forma, será possível fortalecer ainda mais a integração entre as forças municipais.
Integração entre Guardas Municipais
A troca de experiências entre corporações é uma prática constante. Por isso, nos últimos três anos, a GMJF modernizou os sistemas de registro de dez guardas municipais em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Entre elas, estão Ubá, Barbacena, Ouro Preto, Ouro Branco, Poços de Caldas, Iguaba Grande-RJ, Guapimirim-RJ, Astolfo Dutra, Lagoa da Prata e São João del Rei.
No mês passado, o comando da Guarda de Leopoldina realizou uma visita técnica a Juiz de Fora. Durante o encontro, os agentes conheceram o Centro de Monitoramento e Operações (CMO), localizado no bairro São Mateus. O espaço gerencia imagens captadas pelas 225 novas câmeras do Sistema Integrado de Videomonitoramento (SIV), ampliando, assim, a segurança pública.
Tecnologia aplicada à segurança da Guarda Municipal
Além do videomonitoramento, os agentes de Leopoldina tiveram acesso às ferramentas digitais fornecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Nesse sentido, os sistemas apresentados foram:
- Córtex: plataforma que unifica informações de segurança pública.
- Sinesp-CAD: sistema que registra todas as ações da Guarda Municipal.
Como se trata de instituições de segurança civil, criadas pela Constituição de 1988 e regulamentadas pela Lei 13.022/2014, o intercâmbio entre corporações é essencial. Assim, compartilhar boas práticas contribui para aprimorar a segurança cidadã nos municípios.