A PJF atuará nas ruas da região com recolhimento de materiais que acumulam água.
A Prefeitura de Juiz de Fora realizará, neste sábado (22 de Março), mais um mutirão de limpeza para intensificar o combate à dengue, zika e chikungunya. O objetivo é facilitar o descarte de materiais que acumulam água, reduzindo os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Dessa forma, a ação contribui diretamente para a melhoria da saúde pública. Neste fim de semana, os bairros atendidos pertencem às regiões Sudeste, Sul e Central.
Como será realizado o mutirão?
Durante a ação, caminhões e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) percorrerão as ruas dos bairros entre 8h e 14h. Para que o trabalho seja mais eficiente, os moradores devem deixar na porta de suas casas objetos que possam acumular água, como pneus, garrafas e recipientes plásticos. Além disso, resíduos volumosos, incluindo móveis inservíveis, restos de construção e madeira, precisam ser descartados diretamente nos Ecopontos do Demlurb. Assim, evita-se o acúmulo de materiais nas vias públicas.
Equipes envolvidas e fiscalização
Além da participação de Agentes de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde, fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp) atuarão para reforçar a fiscalização. Durante as visitas, eles identificarão possíveis focos do mosquito, vistoriarão imóveis abandonados e garantirão o fechamento adequado de caixas d’água. Dessa maneira, a ação será ainda mais efetiva na eliminação de criadouros.
Outras ações de combate à dengue
Embora o mutirão seja uma medida essencial, ele não é a única estratégia adotada pela Prefeitura. Durante a semana, equipes da Secretaria de Saúde realizam mobilizações educativas em escolas, feiras e outros espaços públicos da região Nordeste. Além disso, os Agentes de Combate às Endemias visitam residências diariamente para eliminar focos do mosquito e orientar os moradores sobre a importância da prevenção.
Bairros atendidos pelo mutirão
Região Sudeste
Vila Ideal, Alto Vila Ideal, Vila Ozanan, Olavo Costa, Solidariedade, Santo Antônio, Alto Santo Antônio e Furtado de Menezes.
Região Sul
Ipiranga, Santa Efigênia, Sagrado Coração de Jesus e São Geraldo.
Região Central
Santa Cecília e Dom Bosco.
Como denunciar focos do mosquito?
A participação da população é fundamental para combater a dengue. Além de permitir a entrada dos agentes de saúde em suas residências, os moradores podem denunciar locais que apresentem possíveis criadouros do Aedes aegypti. Para isso, a Prefeitura disponibiliza diferentes canais de atendimento.
O sistema JF Contra o Aedes, acessível em qualquer navegador, permite o registro de denúncias de forma rápida e prática. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, no número (32) 98432-4608, ou enviar um e-mail para dengue@pjf.mg.gov.br. Quem preferir também pode comparecer a um dos postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (DIGA) para registrar a ocorrência pessoalmente.
Onde descartar materiais inservíveis?
Os moradores que precisarem descartar materiais como móveis velhos, restos de construção e objetos de grande volume devem se dirigir a um dos Ecopontos disponíveis na cidade. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Os pontos de coleta estão localizados na Rua Francisco Pinheiro, no bairro Nova Benfica; Rua Carlos Tavares Pinto, no Retiro; Rua José Apolônio dos Reis, 100, em frente ao Ginásio Municipal, no Aeroporto; Rua Antônio Weitzel, em frente ao número 710, no Barbosa Lage; e Rua José Meirelles, no Parque das Águas.