Foto: Reprodução
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), divulgou no último sábado (15 de Março) a lista de cursos técnicos priorizados para a 6ª edição do Trilhas de Futuro. A publicação no Diário Oficial do Estado aponta as formações mais demandadas pelo mercado de trabalho e orienta a distribuição das vagas.
Essa nova fase do programa representa um avanço para a capacitação profissional gratuita no estado. Além disso, reforça o compromisso do governo em preparar os jovens para o mercado de trabalho.
A lista apresenta os municípios e os cursos selecionados. Ela servirá como referência para a alocação dos alunos após o credenciamento das instituições de ensino e o período de inscrição. A relação completa pode ser acessada no link.
Maior oportunidade para inserção no mercado
Segundo o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o projeto não apenas amplia o acesso à educação técnica, mas também direciona os alunos para áreas com maior demanda.
“Todos os anos, o Governo de Minas analisa as necessidades do mercado para definir os cursos prioritários. Dessa forma, os estudantes aumentam suas chances de conseguir um emprego na área escolhida”, destacou Simões.
Novo prazo para credenciamento das instituições
O próximo passo será a publicação do edital de credenciamento para instituições interessadas. A previsão é que o documento seja divulgado em maio. Com isso, as escolas terão mais tempo para se adequar e atender aos critérios exigidos nesta edição.
Uma das principais mudanças é que as instituições poderão oferecer apenas os cursos e municípios listados no documento de priorização. Isso garantirá um alinhamento mais eficiente entre formação profissional e mercado de trabalho. Além disso, as inscrições dos estudantes ocorrerão no segundo semestre.
“É essencial que instituições e estudantes acompanhem os prazos e a lista de cursos. Assim, ninguém perderá essa oportunidade”, reforçou o vice-governador.
Incentivo financeiro para estudantes do Trilhas de Futuro
Além da formação técnica, o Trilhas de Futuro promove o desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, para garantir a permanência nos cursos, os estudantes que comprovam frequência também recebem R$ 20 por dia para alimentação e transporte, o que consequentemente facilita a continuidade dos estudos.
Sobre o Trilhas de Futuro
Criado em 2021, o Trilhas de Futuro se consolidou como o maior projeto de capacitação profissional do estado. Ele oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos, em instituições públicas e privadas credenciadas.