Foto: Câmara Municipal de Santos Dumont
A Justiça Eleitoral cassou os diplomas de cinco vereadores por fraude na cota de gênero nas eleições de 2024. Três deles atuavam em Paiva e dois em Santos Dumont. O Ministério Público Eleitoral de Santos Dumont moveu a ação, levando à decisão.
Em Paiva, Tatiane do Proscópio, Marlon de Paiva e Fábio Motorista, todos do Partido Progressista (PP), perderam os mandatos. Em Santos Dumont, Flavio Faria (PRD) e Valmir Teteco (PSD) também foram cassados. A sentença saiu na terça-feira (11 de março).
A investigação apontou que os partidos usaram candidaturas fictícias para burlar a exigência de 30% de candidaturas femininas. Como consequência, Ana Paula de Fátima Lopes (PRD) e Danielle Cristina Venâncio (PSD), de Santos Dumont, além de Vera Lúcia Leandro dos Santos (PP), de Paiva, ficaram inelegíveis por oito anos.
Além disso, os suplentes dessas legendas perderam os mandatos. A Justiça anulou os votos dos partidos, o que exige um novo cálculo do quociente eleitoral e redistribuição das vagas na Câmara Municipal.
Foto: Câmara Municipal de Santos Dumont