PJF
Na tarde desta sexta-feira (07 de março) a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou que vai construir uma nova ponte no bairro Carlos Chagas para ligar as ruas Eunice Weaver e Helena Bitencourt. Na última sexta-feira (28 de fevereiro), a Defesa Civil interditou a ponte existente por questões de segurança.
Diante dessa interdição, as equipes Defesa Civil iniciaram as primeiras intervenções. Os técnicos constataram que a estrutura não suportava mais a sobrecarga de veículos pesados. Por isso, a Prefeitura concluiu que era necessário um projeto mais robusto para atender às necessidades da população.
A secretária de Obras, Bruna Ferreira da Rocha, explicou que um novo projeto de engenharia garantirá mais segurança e durabilidade. “Inicialmente, pretendíamos reforçar a ponte existente. No entanto, após uma análise detalhada, percebemos instabilidades nas margens e um tráfego intenso de veículos pesados. Dessa forma, decidimos construir uma nova ponte”, afirmou.
Medidas para garantir a segurança
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, destacou que as margens da ponte estão instáveis e representam riscos tanto para moradores quanto para motoristas. “Por essa razão, precisamos estabilizar essas áreas laterais antes de iniciar a construção da nova estrutura. Essa etapa garantirá mais segurança para todos”, ressaltou.Para que a obra ocorra de forma segura, os trabalhos serão divididos em etapas. Primeiro, as equipes reforçarão as margens do córrego, o que permitirá o uso adequado do maquinário pesado. Em seguida, construirão a nova pista e a ponte. Além disso, a Prefeitura avalia a possibilidade de um alargamento da via, atendendo a um pedido antigo da população. Enquanto isso, a equipe de engenharia segue desenvolvendo o projeto, e as obras terão início assim que ele for concluído.
Desvios e fluidez no trânsito
Enquanto a nova ponte não fica pronta, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) definiu um trajeto alternativo para garantir a fluidez no trânsito. Assim, as linhas de ônibus 603, 636 e 655 sofreram ajustes, mas continuam atendendo a comunidade.
Para os motoristas que chegam ao bairro pelas avenidas Olavo Bilac ou JK, a orientação é seguir pela rua Expedicionário Antônio Novaes, sentido bairro Monte Castelo, e depois retornar pelas ruas Geraldo Gomes Ribeiro, Maria Geralda de Freitas e Pedro Ronzani. Por outro lado, aqueles que saem do bairro rumo ao Centro ou à Zona Norte devem utilizar o caminho inverso.
Além dessa intervenção, a Prefeitura também realiza outra obra na rua Eunice Weaver, entre a Avenida Olavo Bilac e a Rua Geralda Toledo de Melo, com o objetivo de corrigir erosões no córrego.