Foto: Divulgação
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) seguirão um cronograma de visitas entre os dias 24 e 28 de fevereiro para reforçar o combate ao Aedes aegypti em Juiz de Fora. As ações incluem vistorias em imóveis e lotes para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Durante as visitas, os agentes avaliam possíveis criadouros e orientam moradores sobre medidas preventivas. Os recipientes que acumulam água e não podem ser descartados recebem tratamento adequado com larvicida. Para garantir a eficácia do trabalho, é essencial que a população colabore permitindo o acesso dos profissionais às residências. Todos os agentes estarão devidamente uniformizados e identificados.
Bairros que receberão as visitas
- Região Leste: Linhares, Bosque dos Pinheiros, São Benedito, Grajaú, Alto Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida e Progresso.
- Zona Norte: Milho Branco.
- Zona Sul: Jardim América.
Como ajudar no combate ao Aedes aegypti
A população pode adotar medidas simples para evitar a proliferação do mosquito:
✅ Tampar tonéis e caixas d’água.
✅ Manter ralos limpos e vedados.
✅ Eliminar pratos de plantas que acumulam água.
✅ Tratar piscinas, mesmo fora de uso.
✅ Verificar banheiros pouco utilizados.
✅ Descartar corretamente garrafas, pneus e outros materiais que possam acumular água.
Denúncias de focos do mosquito
Moradores podem denunciar locais com possíveis criadouros do Aedes aegypti pelo sistema JF Contra o Aedes, acessível por qualquer dispositivo. Também é possível enviar denúncias pelo WhatsApp (32 98432-4608) ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.
Foto: PJF