Foto: Alexandre Dornelas/UFJF
O professor de Psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes), Alexander Moreira, venceu o Oskar Pfister Award, maior prêmio na área de Psiquiatria e Espiritualidade. A premiação acontece no dia 17 de maio, em Los Angeles, durante o Congresso Americano de Psiquiatria, o maior evento do setor.
Criado em 1983, o prêmio reconhece pesquisadores que se destacam nos estudos sobre Psiquiatria e Religião. Moreira é o primeiro latino-americano a receber o reconhecimento e celebrou a conquista, destacando a importância da pesquisa brasileira.
“Sempre me inspirei em vencedores anteriores, como Viktor Frankl e Harold Koenig. Esse prêmio mostra o protagonismo do Brasil nessa área.”
Além de receber o prêmio, o professor fará uma conferência sobre a relação entre mente e espiritualidade. Ele abordará como experiências espirituais não estão ligadas a doenças mentais, mas sim a uma melhor saúde mental e bem-estar.
Moreira ressalta que a conquista reforça a UFJF como referência global em Psiquiatria e espiritualidade, ampliando oportunidades para pesquisadores brasileiros em intercâmbios internacionais.
Foto: Alexandre Dornelas/UFJF