A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou, nesta quinta-feira (20), a 12ª edição da Operação Força Total – Polícias Militares a serviço do Brasil. A ação ocorre em todas as regiões do estado e tem como objetivo intensificar o policiamento antes do Carnaval.
A solenidade de lançamento aconteceu na Esplanada Sul do Mineirão, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença do comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, e do comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo (PMSP) e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG-PM), coronel Cássio Araújo de Freitas.
Coordenada pelo CNCG-PM e realizada de forma conjunta em todo o país, a operação busca ampliar a presença policial. Além disso, intensifica ações preventivas e repressivas, especialmente no combate ao tráfico de drogas e outros crimes. Em Minas Gerais, a PMMG atuará em rodovias, centros urbanos e áreas comerciais.
“A operação Força Total é uma operação bem-sucedida por conseguir reunir e unificar todas as Polícias Militares do Brasil com o desafio de proteger a sociedade brasileira”, afirmou o comandante-geral da PMMG, coronel Frederico.
Segundo o comandante-geral da PMSP, coronel Cássio Araújo de Freitas, a mobilização reúne 140 mil profissionais de segurança em um único dia. “Mais de 2 mil pessoas já foram abordadas e já prendeu mais de 15 mil criminosos. A Polícia Militar de Minas Gerais é uma das mais antigas do Brasil e um exemplo de eficiência, eficácia e, na qual, muito de nós nos espelhamos”, destacou.
Por fim, a operação marca os 30 anos de criação do CNCG-PM.