Foto: Divulgação
O ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, é o novo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O ministro da Educação, Camilo Santana, fez o anúncio nesta quinta-feira, 25, em Brasília, durante a 178ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Professor do Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, David foi reitor da universidade entre 2016 e 2024. Agora, ele assume a Secretaria de Educação Superior (Sesu) no lugar de Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Desafios e prioridades
A Sesu coordena políticas de ensino superior e gerencia programas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e o Universidade para Todos (Prouni). Além disso, supervisiona a rede de 69 universidades federais e promove ações para ampliar o acesso e a permanência dos estudantes.
“Recebo essa missão com a consciência da sua complexidade, da sua responsabilidade, mas com a confiança também de poder desempenhar um grande trabalho pelo nível de aceitação que tive do meu nome entre os reitores das universidades federais e dentro do próprio Ministério da Educação.”
David destaca a urgência de acelerar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e viabilizar a criação de dez novos campi universitários. Ele também pretende propor um modelo de financiamento para resolver desafios orçamentários históricos das universidades federais. Além disso, busca melhorar o Sistema Nacional de Seleção Unificada (Sisu) e fortalecer a Política Nacional de Assistência Estudantil. Segundo ele, “são debates que já estão colocados hoje na agenda do governo”.
Reconhecimento e trajetória
A reitora da UFJF, Girlene Alves, ressaltou que a nomeação de David reflete o reconhecimento do seu trabalho na universidade e na presidência da Andifes.
“Trabalho sempre comprometido com a defesa dos princípios que fortalecem a educação pública no nosso país, e que destaca o papel das universidades públicas brasileiras como lugar fundamental para produção de saberes possibilitadores de redução de desigualdade e geradores de autonomia.”
David é formado em Economia pela UFJF e em Direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior. Além disso, tem mestrado em Administração pela UFRJ e doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Antes de se tornar professor da UFJF, atuou como servidor técnico-administrativo e ocupou cargos de gestão, como pró-reitor de Administração e diretor financeiro da universidade.