Foto: Reprodução
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se reuniu nesta quarta-feira (19 de fevereiro) com representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura, Pecuária e Segurança Alimentar de Juiz de Fora para tratar da aquisição e distribuição da merenda escolar. O encontro ocorreu no âmbito do Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas instaurado para apurar possíveis irregularidades na distribuição de alimentos e nos contracheques dos professores da rede municipal.
Na reunião, representantes do município informaram que o fornecimento da merenda já foi normalizado. Segundo eles, a empresa contratada anteriormente enfrentou dificuldades na entrega de carne bovina e suína, oferecendo apenas frango e ovos. O problema levou ao rompimento do contrato e à contratação de um novo fornecedor.
Para garantir mais transparência, a Prefeitura passou a divulgar o cardápio e suas substituições em seu site. Também será disponibilizada a alimentação per capita, conforme os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além disso, foi destacada a importância da prestação de contas pelos gestores escolares para evitar falta ou desperdício de alimentos.
A promotora de Justiça Samyra Ribeiro Namen considerou os esclarecimentos do município relevantes para a comunidade escolar. O MPMG ainda aguarda informações sobre os contracheques dos professores.