A campanha de vacinação contra a dengue em Juiz de Fora segue com êxito, tendo aplicado 9.807 doses em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Até o momento, a Secretaria de Saúde registrou a administração de 7.201 imunizantes como primeira dose e 2.606 como segunda dose.
Onde se vacinar?
A vacinação contra a dengue ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h. Aos sábados, o atendimento é das 8h às 11h. Além disso, o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente também realiza a aplicação do imunizante, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Nos últimos quatro sábados, esse departamento também esteve mobilizado para a campanha devido ao Dia D.
Sobre a vacina Qdenga
A vacina utilizada na campanha é a Qdenga, um imunizante tetravalente desenvolvido com o vírus vivo atenuado. Esse mecanismo auxilia na resposta imunológica, reduzindo os riscos de infecções graves. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma.
Quem pode se vacinar?
Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar novas infecções ou atenuar os sintomas da doença. A recomendação é que pacientes recuperados aguardem seis meses para receber a primeira dose. Se o diagnóstico da doença ocorrer entre as doses, é necessário aguardar ao menos 30 dias após o início dos sintomas para dar continuidade ao esquema vacinal.