Foto: Alexandre Dornelas / UFJF
Os cursos das áreas de Artes, Arquitetura, Letras e Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) figuram entre os 700 melhores do mundo, de acordo com o ranking 2025 da organização britânica Times Higher Education (THE). Entre 750 cursos avaliados, a instituição ocupa a 688ª posição.
A Psicologia se destacou na 618ª colocação, enquanto o curso de Pedagogia aparece em 751º no campo da Educação. Já os cursos da área da Saúde foram classificados entre os 900 melhores do mundo.
Destaque internacional
A classificação da UFJF ganha relevância ao considerar a existência de centenas de cursos dessas áreas apenas no Brasil. No país, há aproximadamente 1.500 graduações em Pedagogia e 800 em Medicina e Odontologia.
No campo de Artes e Humanidades, os cursos da UFJF superam instituições centenárias de países com tradição universitária, como as universidades estaduais do Texas e de San Diego, nos Estados Unidos, e a Universidade de Istambul, na Turquia.
Fernando Perlatto, diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFJF, destaca a importância do reconhecimento:
“Esses rankings não são definidores, mas têm certa importância de estabelecer mecanismos de avaliação. Evidenciam, de um modo ou de outro, a consolidação e a excelência dos cursos de Humanidades”, destaca.
A principal referência para avaliação das universidades no Brasil é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Enade e da Capes. A UFJF também se sobressai nesses critérios, com notas máximas em diversas áreas.
Medicina e Odontologia
Na área da Saúde, os cursos da UFJF estão entre os 909 melhores do mundo. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa a 86ª colocação, sendo a mais bem classificada, seguida da Unicamp, em 294º lugar.
No país, a UFJF aparece como a 20ª melhor instituição na área da Saúde. A diretora da Faculdade de Medicina, Ivana Moutinho, destaca o compromisso da universidade com a qualidade da formação:
“Nosso diferencial é a grande dedicação à busca e à prática de uma formação profissional competente, humanizada e voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Temos alunos de alta performance na entrada na universidade e isso se mantém durante a formação no curso”
Educação e Pedagogia
O curso de Pedagogia da UFJF está na posição 751 entre 767 avaliados. Angélica Cosenza, diretora da Faculdade de Educação, ressalta a valorização da formação docente como diferencial da UFJF:
“Outro quesito fundamental que a gente precisa conhecer, reconhecer e valorizar é o nosso Programa de Residência Docente. É o único no país custeado pela própria instituição, com bolsa equivalente à de residência multiprofissional em saúde. Os professores recém-formados ficam em dedicação exclusiva à sua formação”, destaca.
UFJF no cenário global
Na avaliação geral, a UFJF está entre as melhores universidades do Brasil. Globalmente, ocupa a 1.661ª posição entre quase 3 mil instituições de 115 países. A primeira colocada é a Universidade de Oxford, no Reino Unido.
O pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira, destaca a relevância do reconhecimento internacional:
“O resultado da UFJF este ano é bastante positivo e reflete o compromisso contínuo da instituição com a excelência acadêmica. O destaque no ranking Times Higher Education posiciona a universidade entre as melhores do Brasil, o que não apenas valoriza a produção científica e acadêmica local, mas também fortalece sua visibilidade internacional”
A avaliação do ranking Times Higher Education considera 18 indicadores, como impacto de pesquisa, colaborações internacionais e percentual de professores com doutorado. Mais da metade da pontuação se baseia na produção científica.
Nos últimos anos, a UFJF avançou em diversos critérios, principalmente em ensino e ambiente de pesquisa. Segundo o diretor de Relações Internacionais, Alexandre Cadilhe, esse crescimento demonstra a evolução da universidade no cenário global.
Foto: Alexandre Dornelas / UFJF