Foto: UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou nesta segunda-feira (03 de fevereiro), a abertura de inscrições para o preenchimento de 2.357 vagas ociosas em seus cursos presenciais de graduação. As oportunidades estão distribuídas entre os dois campi da instituição: 1.917 vagas em Juiz de Fora e 440 em Governador Valadares.
Os interessados podem se inscrever até 11 de fevereiro por meio da Área do Candidato que está disponível aqui. Os editais completos estão disponíveis na plataforma oficial da universidade.
📌 Quem pode se inscrever?
As vagas ociosas estão distribuídas entre cinco modalidades de ingresso:
🔹 Excedentes dos processos seletivos: candidatos do Pism 2025 e do Sisu 2025 podem ser reclassificados conforme a ordem de classificação.
🔹 Reinscrição ao curso de origem: para estudantes desligados por abandono ou falta de matrícula em disciplinas.
🔹 Mudança de curso: inclui transferência entre campi para cursos de mesma nomenclatura, mudança de curso dentro da mesma área ou para outra área.
🔹 Transferência de outra instituição: voltada para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam ingressar na UFJF.
🔹 Ingresso para graduados: permite que quem já possui diploma de nível superior ingresse em um novo curso, seja na mesma área ou em outra.
📌 Cursos com mais vagas disponíveis
Em Juiz de Fora, os cursos com maior número de vagas ociosas são as licenciaturas noturnas em Física, Matemática e Geografia. Outros cursos com oportunidades incluem Direito, Engenharia Civil, Psicologia, Jornalismo, Odontologia e Administração.
Já em Governador Valadares, há vagas em cursos como Administração, Direito, Farmácia, Ciências Contábeis e Educação Física.
📌 Vagas para cursos da área da saúde
Devido ao atraso no calendário acadêmico, dois editais específicos foram lançados para cursos da área da saúde. As oportunidades são para Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia no campus de Juiz de Fora e para Farmácia e Nutrição no campus de Governador Valadares.
📌 Inscrição e taxa
🔹 Excedentes do Pism e Sisu não precisam se inscrever, apenas acompanhar os editais de reclassificação.
🔹 Para reingresso, mudança de curso, transferência e ingresso de graduados, a inscrição deve ser feita on-line pela Área do Candidato.
🔹 Para transferências e obtenção de nova graduação, é cobrada uma taxa de R$165,12, paga via Guia de Recolhimento da União (GRU) até 12h do dia 12 de fevereiro, exclusivamente no Banco do Brasil.
🔹 Os candidatos podem solicitar isenção da taxa nos dias 3 e 4 de fevereiro, se estiverem inscritos no CadÚnico ou atenderem aos critérios de renda estabelecidos pelo edital. O resultado será divulgado no dia 6 de fevereiro.
📜 Confira os editais completo (basta clicar no edital desejado):
📌 Edital 1/25 – Vagas Ociosas
📌 Edital 2/25 – Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia (JF)
📌 Edital 3/25 – Farmácia e Nutrição (GV)
📌 Edital 4/25 – Bacharelado e Licenciatura em Música
📅 Prazo de inscrição: até 11 de fevereiro.
Foto: UFJF