Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Defesa Civil de Juiz de Fora realiza reunião do Plano de Contingência para o período chuvoso

Davi Dias 29 de janeiro de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Defesa Civil de Juiz de Fora realiza reunião do Plano de Contingência para o período chuvoso

Foto: reprodução / PJF

-Continua após a publicidade-

Foto: Reprodução / PJF

A Defesa Civil de Juiz de Fora realizou nesta terça-feira (28 de janeiro) a reunião mensal do Plano de Contingência para o período chuvoso. Pela primeira vez, participaram representantes das novas secretarias municipais de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do Bem-Estar Animal.

O Plano de Contingência é uma estratégia integrada para garantir respostas rápidas e eficientes a desastres naturais. Nos últimos anos, Juiz de Fora aprimorou suas ações, e desde fevereiro de 2020 não há registro de mortes causadas por eventos climáticos. “Nosso trabalho em equipe faz a diferença. Essa união torna a cidade mais segura diante de cenários de risco”, afirmou Joviano Assis, gerente do Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil.

-Continua após a publicidade-

Entre os avanços, destaca-se a nova sala de situação, equipada com 45 câmeras exclusivas para videomonitoramento. O município também se tornou o primeiro do Brasil a usar inteligência artificial no acompanhamento dos níveis dos rios. Além disso, cinco estações meteorológicas estão em fase final de instalação para medir chuvas, temperatura, umidade, pressão atmosférica e ventos.

O tenente Márcio, da Defesa Civil Estadual, elogiou o modelo adotado em Juiz de Fora, que já inspira outras cidades, incluindo Belo Horizonte. “Com todos trabalhando juntos, conseguimos restabelecer a normalidade rapidamente após um desastre. Esperamos que outros municípios sigam esse exemplo”, destacou.

O plano conta com a participação de diversos órgãos, incluindo a 4ª Regional de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

-Continua após a publicidade-

Alerta por SMS

A Defesa Civil reforça a importância do cadastro no serviço de alertas meteorológicos. O registro é gratuito: basta enviar uma mensagem com o CEP desejado para o número 40199. Em situações de emergência, o telefone 199 está disponível 24 horas. Atualmente, 53.015 moradores já utilizam o serviço, e a meta é atingir 10% da população. Os alertas também podem ser acompanhados no Instagram @defesaciviljf.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Jovem morre após cair de obra no Hospital Regional no Bairro Mariano Procópio, em Juiz de Fora
Next: Procon de Juiz de Fora inaugura áreas kids para atender crianças durante atendimentos

relacionado

PRF apreende caminhão furtado na BR-040, em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

PRF apreende caminhão furtado na BR-040, em Juiz de Fora

Davi Dias 22 de maio de 2026
ACISPES (6) - Por João Gabriel
  • Emprego
  • Juiz de Fora
  • Saúde

Acispes lança edital com oportunidades para níveis fundamental, médio e superior

Davi Dias 22 de maio de 2026
SAMU - por jg
  • Acidente de Trânsito
  • Juiz de Fora

SAMU atende duas ocorrências com motociclistas feridos em diferentes regiões de Juiz de Fora

Davi Dias 22 de maio de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d