Foto: Divulgação / PJF
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) oficializou a criação do Centro Histórico de Juiz de Fora, com a publicação do Decreto nº 17.025, assinado pela Prefeita Margarida Salomão. Segundo a Prefeitura, o decreto tem como objetivos principais preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade, revitalizar o comércio local e impulsionar o turismo, consolidando o centro como referência histórica e cultural no município.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, a implementação será construída em diálogo com comerciantes e moradores. “A partir da conversa, saem novas ideias, até porque temos pessoas de diferentes lugares. As portas da Prefeitura estão abertas para conversar e identificar ajustes necessários, buscando um bom resultado tanto para os comerciantes quanto para a população. Vejo nas pessoas o desejo de contribuir para tornar a cidade ainda melhor, um Centro que vai mudar. Juiz de Fora é uma cidade querida, da qual temos orgulho”, destacou.
Cidinha enfatizou a importância de valorizar a área central. “Quando viajamos sempre há um Centro Histórico como referência: seja na Bahia, Recife ou outros lugares. E em Juiz de Fora? Aqui também temos um rico Centro Histórico com casarões, imóveis maravilhosos e hotéis antigos. O que faremos agora é revitalizar e requalificar esse patrimônio dando a ele o valor que merece”.
Áreas incluídas no Centro Histórico
A área oficial do Centro Histórico de Juiz de Fora engloba importantes vias e locais da cidade, como:
- Rua Barão de Cataguases
- Rua Espírito Santo
- Avenida Francisco Bernardino
- Avenida Getúlio Vargas
- Rua Halfeld
- Largo do Riachuelo
- Praça Menelick de Carvalho
- Entorno da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora
A delimitação reconhece o valor histórico dessas regiões, que remontam aos primórdios da formação da cidade, consolidada como um importante polo industrial e cultural, conhecido como “Manchester Mineira”.
Próximas ações e consulta pública
O Decreto nº 17.025 já está em vigor e servirá como base para futuras iniciativas de planejamento urbano, preservação patrimonial e promoção turística. A Prefeitura pretende desenvolver projetos voltados à revitalização de imóveis históricos, à promoção do comércio local e ao fortalecimento da identidade cultural do município.
O mapa detalhado com a delimitação do Centro Histórico pode ser acessado clicando aqui.