Foto: Gustavo Tempone
O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para escolas e grupos organizados que desejam visitar o espaço entre janeiro e março. Ao todo, são 72 vagas gratuitas disponíveis, distribuídas de terça a sexta-feira, em dois horários: das 8h às 11h e das 13h às 16h. O transporte deve ser providenciado pela instituição interessada.
Como agendar?
O agendamento deve ser feito pelo site oficial do Jardim Botânico (ufjf.br/jardimbotanico), onde é possível escolher a data e o roteiro temático mais adequado à faixa etária dos estudantes. Cada instituição pode reservar até quatro visitas no período.
Em cada visita, são recebidos até 45 estudantes e 5 professores ou acompanhantes. Após o agendamento, a escola receberá um e-mail com uma declaração, que deve ser assinada pela direção e enviada de volta para confirmar a reserva.
Roteiros temáticos oferecidos
O Jardim Botânico oferece quatro opções de roteiros guiados por monitores de educação ambiental, além da possibilidade de criar percursos livres. Confira os temas disponíveis:
- Grandes Grupos Vegetais (estudantes acima de 14 anos)
Explora a classificação botânica dos principais grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), abordando características morfológicas, ecológicas e evolutivas. O roteiro complementa os temas estudados nas escolas. - Etnobotânica (estudantes a partir de 10 anos)
Focado nos saberes populares associados à diversidade vegetal, este roteiro valoriza conhecimentos tradicionais de comunidades quilombolas, indígenas e campesinas, além de desmistificar a ideia de inferioridade dos saberes não acadêmicos. - Relações Ecológicas (estudantes a partir de 10 anos)
Explora as interações entre espécies vegetais, destacando processos como competição, mutualismo e parasitismo, mostrando a biodiversidade como algo dinâmico e interconectado. - Contos e Lendas da Floresta (público infantil)
Apresenta mitos e histórias brasileiras que destacam temas como feminismo, racismo e respeito às diferenças culturais, incentivando uma sociedade mais justa e igualitária.
Uma experiência de aprendizado e conscientização
Durante as visitas, os participantes têm contato direto com a biodiversidade do Jardim Botânico, que abriga diversas espécies de árvores, arbustos e outras plantas. O diretor do Jardim, Breno Moreira, destaca a importância da iniciativa:
“As visitas guiadas no Jardim Botânico da UFJF proporcionam uma rica experiência de imersão na biodiversidade. Estudantes, professores e outros integrantes de grupos têm contato com diversas espécies de árvores, arbustos e outras plantas. Aprendem assim sobre a importância da conservação e da sustentabilidade, como também trazem seus conhecimentos para o Jardim”
Um dos destaques do Jardim é a árvore sabão-de-soldado (Sapindus saponaria), cujas propriedades naturais foram relatadas pelo naturalista alemão Johann Baptist von Spix em sua passagem pelo Brasil, entre 1817 e 1820. A árvore foi usada como substituto para o sabão pela população mais pobre na época, um exemplo que conecta história e ciência no espaço.