Foto: Divulgação / PJF
Seguindo com o trabalho diário de combate ao mosquito Aedes aegypti, os Agentes de Combate a Endemias (ACE), realizam, entre os dias 20 a 24 de janeiro, visitas e vistorias em residências e lotes de diversos bairros de Juiz de Fora. As atividades acontecem semanalmente, conforme cronograma definido pela Secretaria de Saúde.
A Prefeitura solicita o apoio dos moradores para que abram suas residências e permitam que os profissionais realizem o trabalho de tratamento focal. Neste momento, em que a circulação da dengue diminui, é fundamental receber os agentes para evitar o crescimento de casos durante o período favorável à reprodução do mosquito. Os moradores devem ficar atentos às orientações dos agentes e garantir o acesso às áreas internas e externas das residências, visto que a maioria dos focos do Aedes aegypti está dentro das casas. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.
Durante as visitas, sempre acompanhados pelo responsável do imóvel, os ACEs orientam e avaliam situações de risco, eliminando ou remanejando recipientes que possam acumular água. Nos casos em que não é possível eliminar os recipientes, o agente realiza o tratamento adequado com larvicida.
Dicas para ajudar no combate ao mosquito:
- Verifique ralos, cisternas, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
- Retire os pratinhos das plantas e tampe os tambores com água de chuva;
- Inspecione banheiros em desuso, caixas d’água e quintais;
- Descarte o lixo corretamente;
- Mantenha a piscina tratada, mesmo se estiver em desuso.
Rota dos agentes na próxima semana (20/1 a 24/1):
Região Oeste
- Aeroporto
- Cidade Universitária
- Bosque do Imperador
- Santos Dumont
- Guadalajara
- Borboleta
- Martelos
- Nossa Senhora de Fátima
- Serro Azul
- Jardim Universitário
- Jardim Casablanca
- Marilândia
- Nova Califórnia
- Novo Horizonte
- Jardim da Serra
- Parque São Pedro
- Nova Germânia
- Chalés do Imperador
- São Pedro
- Vina Del Mar
Ferramenta de denúncias
A população pode colaborar na prevenção contra as arboviroses através do JF Contra o Aedes, um sistema de denúncias anônimas sobre focos do mosquito Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O objetivo é mapear criadouros e prevenir doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A plataforma pode ser acessada em smartphones, tablets, notebooks e computadores, utilizando qualquer navegador.
Também é possível fazer denúncias por meio do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Além disso, as denúncias podem ser registradas em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.