Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começaram na última sexta-feira (17), encerram-se nesta terça-feira (21). O processo é gratuito e realizado exclusivamente pela internet, por meio do portal do Sisu.
Cronograma oficial
- Inscrições: até 21 de janeiro de 2025;
- Resultado da chamada regular: 26 de janeiro de 2025;
- Matrículas: de 27 a 31 de janeiro de 2025;
- Prazo para participar da lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025.
Como funciona o Sisu
O sistema, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), utiliza as médias das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita com base na escolha dos candidatos, no limite das vagas disponíveis, e considerando critérios de modalidade de concorrência e perfil socioeconômico.
Quem pode participar
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que participaram do Enem 2024, obtiveram nota acima de zero na redação e não declararam estar na condição de treineiro.
Passo a passo da inscrição
- Acesse o sistema: O login é feito com a conta do gov.br, que recupera automaticamente as notas do Enem.
- Escolha os cursos: O candidato pode selecionar até duas opções de curso entre as disponíveis no sistema.
- Preencha o questionário: Um formulário socioeconômico avalia o perfil do estudante para a Lei de Cotas.
- Altere opções, se necessário: Durante o período de inscrições, é possível mudar as opções de curso. A última alteração registrada será a válida.
Lista de espera
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das opções de curso indicadas ainda podem participar da lista de espera, aumentando suas chances de conquistar uma vaga.
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil