Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Juiz de Fora ocupa o quinto lugar em ranking de desastres naturais de 2024

Davi Dias 17 de janeiro de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Árvore caída interdita BR-267 durante chuva no bairro Barão do Retiro, em Juiz de Fora 1 - bombeiros

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

-Continua após a publicidade-

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Juiz de Fora ocupa a quinta posição no ranking de desastres naturais registrados em 2024, conforme o levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A cidade contabilizou 22 ocorrências, incluindo 10 casos de risco geológico, como deslizamentos de terra, e 12 episódios de risco hidrológico, como enxurradas e transbordamentos de rios. Esses números representam metade dos casos registrados em Petrópolis, no Rio de Janeiro, que lidera o ranking.

-Continua após a publicidade-

O levantamento considerou 1.133 municípios monitorados pelo Cemaden devido ao histórico de desastres, abrangendo cerca de 60% da população brasileira. No total, foram registrados 1.690 eventos, o terceiro maior número desde 2011. Os episódios hidrológicos corresponderam a 68% do total, refletindo os impactos de chuvas intensas em áreas urbanas vulneráveis.

Além disso, Juiz de Fora recebeu 32 alertas de desastres em 2024. Especialistas apontam que o relevo montanhoso, a ocupação irregular e a deficiência em infraestrutura aumentam a vulnerabilidade do município.

O professor Fabrício Alvim, da Universidade Federal de Juiz de Fora, destaca que aproximadamente 25% da população da cidade vive em áreas de risco, reforçando a necessidade de políticas públicas para prevenção e mitigação dos impactos climáticos.

-Continua após a publicidade-

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Governo publica medida provisória que proíbe cobrança extra em pagamentos via pix
Next: UPA Farma oferece vaga para operador de loja em Juiz de Fora

relacionado

Após chuvas, Demlurb amplia ações e alcança dezenas de bairros em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Juiz de Fora terá R$ 28,1 milhões para obras após chuvas; veja onde serão aplicados

João G. 27 de abril de 2026
Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros no bairro Santa Luzia
  • Juiz de Fora

Incêndio em bambuzal atinge 4 mil m² e mobiliza 10 militares do Corpo de Bombeiros no bairro Santa Luzia

João G. 27 de abril de 2026
Morro do Cristo após fortes chuvas de fevereiro - por João Gabriel
  • Juiz de Fora

Defesa Civil aponta risco muito alto e descarta desinterdição no Morro do Cristo em Juiz de Fora

João G. 25 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d