Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está transformando a educação profissional no estado com o programa Trilhas de Futuro nas Escolas, que combina o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) com formação técnica. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Minas Gerais e promete beneficiar 9,6 mil estudantes de 155 escolas estaduais em 37 municípios mineiros ao longo de 2025.
Investimento e impacto no futuro dos jovens
Com um aporte de R$ 170 milhões, o programa visa preparar os estudantes tanto para o mercado de trabalho quanto para o ensino superior, oferecendo uma formação de excelência. Segundo o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, a iniciativa reflete o compromisso com a qualificação dos jovens:
“Esse projeto foi pensado para preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho e para dar continuidade aos estudos no ensino superior. Com uma formação de excelência, o emprego de qualidade também chega, e é isso que queremos para todos os mineiros”, destacou.
Inscrições abertas para vagas remanescentes
O programa é destinado a estudantes que ingressarão no 1º ano do ensino médio em 2025 em escolas de EMTI. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui, com uma nova oportunidade para garantir vagas remanescentes entre os dias 21 de janeiro e 5 de fevereiro de 2025.
Formação técnica de alta qualidade
O Trilhas de Futuro nas Escolas oferece nove cursos técnicos estratégicos:
- Automação Industrial
- Biocombustíveis
- Fabricação Mecânica
- Manutenção de Máquinas Industriais
- Mecatrônica
- Metalurgia
- Mineração
- Sistemas de Energia Renovável
- Soldagem
Esses cursos, integrados ao currículo do ensino médio, são fundamentais para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, com alta empregabilidade. Para a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho, o programa é um marco:
“Os cursos técnicos oferecidos pelo programa são estratégicos para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, além de apresentarem um alto potencial de empregabilidade para os jovens.”
Parceria com o Senai
A colaboração com o Senai/MG é um dos pilares do programa. A instituição, reconhecida por sua excelência em formação técnica, será responsável pelas aulas práticas em seus laboratórios modernos.
De acordo com Ricardo Aloysio e Silva, gerente de Educação e Tecnologia do Senai Minas, a metodologia aplicada maximiza o aprendizado:
“Vamos oferecer aos alunos o que temos de melhor nos laboratórios, com uma metodologia desenvolvida ao longo de 30 anos, alinhada às demandas das indústrias.”
Além das aulas, o Senai será responsável por garantir transporte e alimentação para os estudantes durante as atividades práticas, facilitando o acesso e a continuidade no programa.