Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
O prazo para a confirmação das matrículas do Cadastro Escolar 2025 está acabando. Estudantes e responsáveis têm até sexta-feira (10 de janeiro), para comparecer à escola designada pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) e garantir a vaga na rede estadual de ensino de Minas Gerais.
O resultado da alocação das vagas foi divulgado no dia 4 de dezembro de 2024 e está disponível no site oficial do Cadastro Escolar. A subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara, destacou a importância de respeitar o prazo: “É fundamental que todos confirmem a escola indicada e efetivem a matrícula. Caso contrário, perderão a oportunidade de ocupar uma vaga próxima de sua residência”.
Para efetivar a matrícula, é obrigatório apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade ou equivalente (original e cópia);
- CPF (original e cópia);
- Comprovante de residência em nome do responsável ou do estudante (se maior de idade);
- Histórico escolar ou declaração de transferência, conforme o ano ou curso;
- Cartão da Criança ou caderneta de saúde atualizada (para estudantes com até 10 anos de idade).
O atendimento das secretarias escolares ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Estudantes encaminhados a escolas da rede municipal devem seguir os prazos e orientações estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação de sua cidade.
Quem perdeu o prazo de inscrição poderá concorrer às vagas remanescentes entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2025, diretamente no site do Cadastro Escolar. No entanto, as vagas serão alocadas de acordo com a disponibilidade em escolas próximas ao endereço informado.
De acordo com a Resolução SEE Nº 5.056/2024, o ano letivo de 2025 terá início no dia 10 de fevereiro, em todas as 3.400 escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais.