Na tarde desta segunda-feira (06 de janeiro), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou uma série de melhorias para o Carnaval 2025, com foco especial nos blocos de rua, que prometem agitar a cidade por 16 dias. O Secretário de Turismo, Eduardo Crochet, e o diretor-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Rogério Freitas, detalharam o planejamento e as novidades para a festividade.
Com 74 blocos pré-cadastrados e expectativa de atrair um público total de 280 mil pessoas, o evento acontecerá entre os dias 14 de fevereiro e 5 de março, passando por 25 bairros, incluindo a Zona Rural. Os foliões poderão desfrutar de uma grande variedade de estilos musicais, como samba, funk, marchinhas, música étnica e eletrônica. Haverá também atrações especiais, como carnaval da terceira idade, matinês infantis e blocos dedicados aos pets.
Uma das grandes novidades deste ano é a criação de dois circuitos da folia. O Circuito Parque-Estação terá concentração no Parque Halfeld, deslocamento pela Rua Halfeld e dispersão na Praça da Estação. Já o Circuito Roza-Estação começará no Viaduto Roza Cabinda, seguirá pela Avenida Francisco Bernardino e também terminará na Praça da Estação.
Além disso, o Carnaval 2025 contará com shows em palcos fixos na Praça Antônio Carlos (PAC) e na Praça da Estação, com datas ainda a serem definidas. Essa organização busca, segundo a Prefeitura, “garantir mais qualidade para os blocos, conforto e segurança para os foliões e melhor fluidez do trânsito”.
O Secretário de Turismo, Eduardo Crochet, ressaltou que a meta é tornar o Carnaval de Juiz de Fora uma referência em Minas Gerais e no Brasil. “Nós pretendemos fazer uma festa muito divertida tanto para aqueles que são de Juiz de Fora, que decidem ficar na cidade, como para aqueles que vêm de fora. Uma folia segura e acessível.”
Já o diretor-geral da Funalfa, Rogério Freitas, destacou o diálogo contínuo com os representantes dos blocos. “É uma modalidade que vem crescendo muito e se consolidando. E a organização nestes últimos anos vem conversando e ouvindo os diretores de bloco para aprimorar a infraestrutura, a segurança e o bem-estar dos foliões.”