Foto: Reprodução
A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) enfrenta dificuldades operacionais nesta segunda-feira (06 de janeiro) devido à falta de energia elétrica em algumas de suas unidades. O problema foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade neste domingo (05 de janeiro).
As Elevatórias de Água Tratada (EATs) Boa Vista e Ase-Grama estão entre as mais afetadas, e as regiões atendidas por essas unidades já sofrem com o desabastecimento. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi acionada ainda no domingo e segue trabalhando para restabelecer a energia elétrica necessária para o funcionamento das elevatórias.
Com a paralisação da elevatória Belmiro Braga, o reservatório Boa Vista encontra-se zerado, impactando o fornecimento de água nos bairros:
- Bom Pastor
- Solidariedade
- Vila Olavo Costa
- Vila Ideal
- Santa Cecília
- Alto dos Passos
- São Mateus
- Santa Luzia
- Cruzeiro do Sul
- Mundo Novo
- Jardim América
- Jardim de Alá
- Parte do Ipiranga e Santa Efigênia
- Avenida Rio Branco
No caso da elevatória Ase-Grama, a falta de energia deixou o reservatório local zerado, prejudicando os bairros:
- Recanto dos Lagos
- Parque Independência I e II
- Vila dos Sonhos
- Vila Montanhesa
- Jardim Emaús
- Filgueiras
- Nova Suíça
- Parque Guarani
- Vivendas da Serra
- Marumbi
- Loteamentos Nova Gramado, Terras do Comendador, São Luís, São Conrado e Nova Santa Efigênia
Para mitigar os impactos, caminhões-pipa já estão atendendo unidades de saúde e outras prioridades em Juiz de Fora. A Cesama informou que, assim que a Cemig restabelecer o fornecimento de energia, as elevatórias voltarão a operar, normalizando gradativamente o abastecimento nas regiões afetadas.