Foto: João Gabriel
Juiz de Fora permanece em estado de alerta para chuvas intensas, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta terça-feira (31 de dezembro).
O alerta laranja, válido até 10h desta quarta-feira (1º de janeiro), prevê precipitações de 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes que podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h. Há também possibilidade de queda de granizo.
As condições adversas elevam os riscos de cortes de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos, além de danos em plantações e estruturas urbanas.
O INMET orienta a população a não buscar abrigo sob árvores em caso de ventos fortes e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
A recomendação é que aparelhos elétricos sejam desligados e o quadro geral de energia, se possível, desativado durante tempestades.
A Defesa Civil de Juiz de Fora está em alerta para responder a possíveis emergências. Em caso de necessidade, a população deve entrar em contato pelos telefones 199 ou 193, este último do Corpo de Bombeiros.
A previsão para os próximos dias indica a continuidade do tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva e novas tempestades na região.