Foto: Divulgação / PJF
A Defesa Civil de Juiz de Fora emitiu um alerta para a população sobre a previsão de chuvas contínuas com volumes significativos entre a noite do dia 27 e a manhã do dia 30 de dezembro. Em resposta, foi implantada a Sala de Situação Integrada, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Essa estrutura permite o monitoramento conjunto das ocorrências e o deslocamento estratégico das equipes.
O sistema de videomonitoramento e as ocorrências registradas nas centrais de atendimento serão acompanhados em tempo real. Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luis Fernando Martins, a iniciativa visa otimizar recursos e agilizar o atendimento. “O objetivo da sala de situação integrada é reunir esforços e otimizar os recursos. Isso agiliza o atendimento à população”, afirmou.
Chuvas intensas: orientações de segurança
As equipes estão em prontidão, assim como os órgãos que compõem o Plano de Contingência. A Defesa Civil está disponível 24 horas e pode ser acionada pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.
A Defesa Civil orienta a população a observar sinais de risco de deslizamentos, como:
- Trincas e fissuras nas residências;
- Movimentação de solo ou surgimento de trincas no terreno.
Caso haja qualquer som de rachadura ou movimento de terra, as pessoas devem sair imediatamente da área e não retornar antes da liberação pelos órgãos competentes. Além disso, é recomendável evitar locais com histórico de alagamento e áreas próximas a rios, canais e córregos.
A população pode se cadastrar para receber os alertas meteorológicos por SMS, um serviço gratuito que não exige acesso à internet. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.